TIM espaço mulher

Menu

Meditação

Entenda a diferença entre meditar e mentalizar

Apesar de serem exercícios mentais parecidos, que envolvem concentração e silêncio, meditar e mentalizar possuem objetivos específicos e movem com diferentes energias e pensamentos. Você sabe qual é a diferença entre meditar e mentalizar? Entenda agora:

Mentalizar para fazer acontecer
O exercício de mentalizar significa colocar atenção total na imaginação e nas sensações, transformando e materializando a situação imaginada na vida prática. Mesmo que não tenhamos consciência disso, a maioria de nós está o tempo todo mentalizando. Estamos sempre pensando em como/quando/onde fazer determinada coisa, ou seja, estamos imaginando e colocando foco mental em alguma atividade específica. Isso é mentalizar.

Com isso, é importante ficar alerta quanto aos perigos das mentalizações. Se você vive pensando de forma negativa, é isso que está materializando na sua vida. Afinal, as situações que vivemos são nada mais que o reflexo do que pensamos, do que mentalizamos. O poder dos pensamentos nada mais é do que a sua energia orientada a seu favor – ou contra você.

shutterstock_205958422

Meditar para silenciar e aquietar
Na meditação, trabalhamos com o silêncio e o objetivo é entrar em contato com um estado alterado de consciência. É importante esvaziar os pensamentos, de forma que a mente e o corpo fiquem em repouso e silêncio absolutos, sem conexão com o que está acontecendo do lado de fora de nós mesmos. Trata-se de uma conexão com o universo e com o eu; é apenas ser e escutar sua sabedoria inata.

Assim como na mentalização, cabe a cada um encontrar sua técnica favorita para se concentrar, pode ser em curso, ioga ou exercícios diversos. Porém o conceito é simples: você deve sentar e não fazer mais nada, nem pensar. É claro que isso parece muito difícil para um iniciante, mas com o tempo e a persistência, é possível chegar em um estado meditativo profundo.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!