TIM espaço mulher

Menu
canada goose sale canada goose outlet http://www.skjer.nl http://www.anneshealinghands.nl http://www.canadagoosestore.be/

Vida a dois

Endometriose pode atrapalhar a sua vida sexual

Mais comum do que se costuma pensar, a endometriose pode surgir no fim da adolescência e início da vida adulta, mas o diagnóstico costuma vir bem mais tarde, porque infelizmente, ainda não há um exame específico para detectar a doença. Além disso, o sintoma mais comum é a cólica e a maioria das pacientes não identifica esse incômodo como um sintoma grave e que precisa ser investigado.

A constatação da doença pode ser feita pela combinação dos sintomas aliado a exames de sangue, ultrassonografia transvaginal e ressonância pélvica, além da laparoscopia, que é capaz de detectar a doença e já tratá-la no mesmo procedimento.

Como a endometriose pode atrapalhar a vida sexual?

A endometriose pode ser encontrada no ligamento perto da vagina. A doença gera um processo inflamatório e durante a relação sexual, quando há o estímulo desta região, a mulher sente dor. Este sintoma é progressivo, chegando a impossibilitar a relação sexual em alguns casos.

As cólicas intensas e as dores durante a relação sexual acabam fazendo com que muitas mulheres apresentem irritabilidade, tristeza, angústia e depressão. Além disso, mulheres com endometriose infiltrativa profunda apresentam orgasmos menos satisfatórios e em geral se sentem menos relaxadas após uma relação sexual.

shutterstock_93867223Tratamentos possíveis

O tratamento hormonal feito com análogo de GnRH, que diminui os níveis circulantes de estrogênio e progesterona, é uma opção, especialmente nos casos mais graves da doença. Esses medicamentos interrompem o funcionamento dos ovários (produção hormonal e ovulação) produzindo um efeito semelhante ao que ocorre na menopausa natural. Durante o tratamento, que dura em média entre três e seis meses, a paciente fica sem ovular e sem menstruar. Os análogos do GnRH são extremamente eficazes na redução da atividade dos pontos de endometriose e seu efeito é reversível. Após o período de tratamento, os ovários retomam a atividade normal e a paciente volta a ovular normalmente.

O tratamento é capaz de diminuir as dores e melhorar a qualidade da vida sexual das pacientes. Não marque bobeira! Além de atrapalhar a sua vida sexual, essa doença é a maior causa de infertilidade feminina, mas o tratamento adequado é capaz de reverter o quadro.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!