TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

É possível ser mãe mais tarde?

O planejamento familiar engloba a decisão do momento certo para ter um bebê. Assim como há uma preocupação em evitar uma gravidez indesejada, por meio dos métodos anticoncepcionais, é essencial o cuidado para manter a fertilidade da mulher em dia, assim ela poderá ter o desejado filho no momento mais propício.

shutterstock_202104430A técnica de congelamento de óvulos é uma das armas para ajudar a mulher a ter filhos com mais idade, porém o planejamento de vida do casal inclusive com a decisão do momento oportuno de ter filhos é tão importante quanto o projeto de uma carreira ou financeiro. O procedimento pode ser visto como uma poupança ou seguro futuro.

“As mulheres jovens subestimam a dor da infertilidade. Se elas soubessem o sofrimento que muitas mulheres passam no momento que se deparam com uma má qualidade de seus óvulos, realizariam mais congelamentos de óvulos”, destaca o ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, Alfonso Massaguer.

shutterstock_272143844O congelamento pode ser realizado em qualquer mulher que tenha a qualidade de seus óvulos em risco, seja por cirurgia nos ovários ou quimioterapia, mas a principal indicação são as mulheres com mais de 35 anos que adiaram sua maternidade. Após esta idade, há uma queda na quantidade e qualidade dos óvulos.

“Um check-up da fertilidade é prudente em toda mulher com mais de 30 anos. Se um risco de baixa carga ovariana for detectado, opções como o congelamento de óvulos devem ser avaliadas”, acrescenta Dr. Alfonso Massaguer. Mulheres com antecedente familiar de menopausa precoce devem ter uma atenção redobrada na qualidade e força de seus ovários.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!