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Medicina Natural

Dores nas costas? Evite esses 5 exercícios

Se sofre de dores nas costas, conheça os 5 exercícios que deve evitar – ou com os quais deve ter cuidados redobrados:

Abdominais: além de trabalhar apenas cerca de 20% dos seus músculos abdominais, os ‘sit-ups’ também colocam pressão desnecessária sobre os discos da coluna, o que poderá provocar dor em qualquer pessoa, independentemente de ter ou não um problema nas costas.

Agachamentos: são ótimos para fortalecer as pernas e glúteos, mas também são difíceis de fazer da forma perfeita (especialmente se você está treinando sozinha). Com o acompanhamento correto, o agachamento não deve ser um problema para as suas costas, mas até lá, para garantir a segurança, prefira os exercícios semelhantes mas feitos com as costas encostadas na parede

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Boxe: apesar de muito benéfico para a sua saúde, o boxe não é ideal para manter as costas seguras. Se vai bater num saco de boxe por uma hora, certifique-se de que consegue manter a parte central do corpo tensa durante todo o tempo todo. Um tronco forte funciona como uma espécie de apoio e protege as suas costas, deixando você menos propensa a lesões.

Running: A corrida, com movimentos repetitivos e forte impacto, é um dos culpados mais comuns das dores nas costas. Para quem já tem problemas nas costas, a batida repetitiva das pernas e dos pés contra o chão são um gatilho para a dor. Para fazer um treino cardio de menor impacto, você pode apostar no spinning (ou bicicleta) ou na natação, que te dão resistência sem tanto impacto para as articulações.

Pular corda: tal como os agachamentos, pular corda é uma forma extremamente eficaz de tonificar o corpo enquanto queima calorias. Infelizmente, este exercício também implica uma série de impactos no chão, nada amigos das suas articulações. Por isso, se tende a ter dores nas costas (ou nos joelhos), é melhor escolher outro exercício que combine força e resistência sem o mesmo risco para as articulações.

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