TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Engravidar com óvulos doados

Muitas mulheres se desesperam após anos tentando engravidar, quando finalmente vem o diagnóstico: os óvulos não poderão ser aproveitados para gerar uma gravidez. Com a evolução da medicina reprodutiva, essa dura realidade já pode ser contornada, tornando a tão sonhada gravidez possível. A ovo-doação ou doação de gametas femininos é uma alternativa que possibilita aos casais finalmente alcançar o objetivo de ter um filho. Na técnica, os gametas femininos ou óvulos de uma mulher são doados à outra para serem fertilizados pelo sêmen do marido da receptora ou por esperma também doado.

“Esse procedimento é indicado para mulheres que não estão mais produzindo óvulos; mulheres com idade avançada, que tiveram diminuição do seu potencial de fertilização; ou mulheres que são portadoras de shutterstock_130308170genes determinantes de doenças severas”, explica o Dr. Alfonso Massaguer, ginecologista e obstetra especialista em reprodução humana e diretor da Clínica Mãe.

O procedimento funciona da seguinte maneira: a doadora de óvulos passa por uma investigação médica, psicológica e laboratorial (exames de sorologia, hormônios, tipo sanguíneo). Este processo de doação é anônimo, não havendo conhecimento entre os casais. Para ser doadora, a mulher deve ter características genéticas similares à da que receberá os óvulos, tais como etnia, grupos sanguíneos, estatura, cor de pele, cor dos cabelos e dos olhos, e não possuir nenhuma doença genética hereditária. Além disso, é ideal que a doação seja realizada por mulheres com menos de 35 anos, pois seus óvulos são mais novos e têm menores chances de apresentar problemas.

O mais importante no tratamento de ovodoação é deixar ambas as partes confortáveis com o tratamento. Embora os óvulos não sejam seus, a mulher poderá vivenciar a gravidez, poderá parir e amamentar e terá todas as vivências familiares com que tanto sonhou.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!