TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Divida as tarefas domésticas com ele

Atualmente, a maioria das mulheres brasileiras trabalha fora de casa, uma conquista para o sexo feminino. Porém, é humanamente impossível que ela seja a única responsável pelas tarefas domésticas e, infelizmente, ainda existe o pensamento machista de que trabalho em casa é trabalho de mulher. Logo, não são muitos os homens que participam ativamente dos cuidados com o lar por livre e espontânea vontade.

Além das vantagens práticas de dividir as tarefas de casa, quando os parceiros contribuem juntos para o trabalho doméstico cria-se uma maior empatia entre o casal e a base para o respeito e apoio mútuos. Se o seu companheiro é do time dos “encostados”, não tem interesse nesse assunto e só quer saber de chegar do trabalho e se jogar no sofá, aqui vão algumas dicas para fazê-lo mudar de ideia.

Comece com o pé direito
Nada de ficar mimando o namorado, fazendo tudo sem que ele também faça sua parte. É muito comum que a mulher queira demonstrar seu amor com atitudes como fazer aquele jantar gostoso, lavar a louça na casa dele ou mesmo catar e lavar suas roupas sujas. Desde que essas demonstrações de afeto sejam ocasionais e também feitas por ele, tudo bem. Para evitar conflitos no futuro, o ideal é que as tarefas sejam divididas desde já: você fez o jantar? Ele lava a louça. Pode não parecer muito romântico, mas é melhor ser prática agora do que ter um problemão com o moço mimado quando vocês já estiverem casados e com filhos.

shutterstock_235713904Pensem nas prioridades
Cada casal tem suas preferências sobre o que é importante e o que não é na hora das atividades domésticas. Se vocês fazem questão de comer em casa sempre, por exemplo, terão que definir quem irá fazer compras, quem irá cozinhar, quem irá lavar tudo no final. Vocês podem alternar entre vocês, assim não fica chato para ninguém. O mesmo vale para o cuidado com as roupas, a limpeza geral da casa, o controle das finanças etc. Listem o que acham importante e dividam entre si.

Respeite o outro
Nem todo mundo tem o relógio biológico igual. Se você funciona melhor de manhã e ele de noite, respeite isso e procurem juntos adaptar as tarefas para que cada um faça da melhor maneira e no melhor horário. Também é importante que vocês se mantenham avisados sobre o andamento da rotina: o que fizeram, o que falta fazer e o que por acaso ficar pendente. Seja flexível e troque com ele, se for o caso, mas procure sempre cumprir o que foi combinado.

Vá com calma
É importante não estabelecer padrões muito altos para seu parceiro seguir quando o assunto é a dividir as tarefas de casa. Embora algumas pessoas sejam naturalmente meticulosas e organizadas em seu trabalho, muitas podem simplesmente estar satisfeitas em fazer suas tarefas brevemente e terminar logo. Então, se você critica seu parceiro repetidamente por não fazer as tarefas domésticas perfeitamente ou exatamente como você faz, ele vai perder qualquer interesse em dividir o trabalho.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!