TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Dicas para se livrar de um relacionamento abusivo

Encontrar um amor é o sonho de quase toda mulher e viver feliz para sempre como em um conto de fadas é o que se espera de uma relação. Mas, se o seu castelo ficou sombrio e o príncipe está mais para sapo, é importante reagir. Infelizmente, alguns homens se tornam verdadeiros perigos para as mulheres com quem se relacionam, usando humilhações de toda espécie, palavras chulas e preconceituosas, submissão de várias formas, chantagem emocional e física. A violência contra as mulheres é real e é preciso muita coragem para dar um basta nisso. Você merece sair disso e ser feliz com um príncipe de verdade, que te trate como uma princesa merece.

Perceba
Quando se ama muito uma pessoa, fica mais difícil perceber a violência. Para começar é necessário entender que relacionamentos abusivos não são apenas os violentos, mas sim todo relacionamento que envolve algum tipo de abuso – seja ele físico, emocional ou psicológico. Você não precisa esperar ele te bater para perceber que é a hora de terminar com esse sofrimento. Não espere que ele vá melhorar, quem ama, cuida e não maltrata. Mesmo que o abuso dele seja “somente” verbal, você precisa ficar de olho e não permitir que atitudes assim se repitam. Fique atenta.

Peça ajuda
Não sofra calada e sozinha, isso só vai te fazer ser um alvo mais fácil para os abusos dele. Você precisa de suporte para sair dessa e se reerguer. Em alguns casos, nem é prudente tomar atitudes sozinha, já
que pode ser perigoso. Compartilhe com sua família, amigos ou com um psicólogo. Se você achar que é necessário e que pode ser ameaçada, procure a polícia – você está resguardada pela Lei Maria da Penha, sancionada há exatos nove anos atrás, sob à Lei 11.340, criada para salvaguardar a integridade física, psicológica, sexual, patrimonial e moral da mulher que sofre violência doméstica.

shutterstock_297077621Invista na sua autoestima
Esse é um momento muito difícil e você precisa estar forte e segura de si. Batalhe pela autoestima perdida, saia com amigos, cuide do visual, faça todo o possível para se sentir bem consigo mesma. Deixe de levar a sério as críticas do seu parceiro, valorize-se e perceba suas qualidades. Tente pensar de uma forma positiva.

 

Termine o relacionamento
Esse é o momento mais complicado e você deve ter cautela. É essencial tomar muito cuidado para que o agressor não perceba que a mulher quer deixá-lo, porque isso poderia causar uma crise nele e fazer com que ele a ataque ou lhe cause algum outro mal. Por isso, se o parceiro tende a ser agressivo ou descontrolado, é melhor se preparar para a separação sem que ele fique sabendo. Mesmo que você ainda o ame, não espere mais nada: esse amor não te faz bem, não há segurança alguma de que ele irá mudar e você se sentirá muito mais livre quando conseguir sair desse ciclo. Imagine um futuro mais feliz e agradável, sem insultos ou agressões, tome coragem e siga em frente. Você merece!

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!