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Dicas Esportivas

Dicas para evitar lesões nos exercícios físicos

Praticar exercícios físicos de maneira inadequada pode ocasionar uma série de problemas para o seu corpo. Luxações, dores musculares excessivas, hérnias e até mesmo fraturas são algumas dessas complicações quando não se tem o acompanhamento correto na hora do treino. É possível minimizar esses riscos, basta ter alguns cuidados práticos e especiais e você ficará com o corpinho sonhado e a saúde em dia!

Revisão médica: parece conselho de mãe, mas é verdade: antes de começar a praticar qualquer atividade, não deixe de ir ao seu médico fazer um check up geral e conversar com ele sobre o exercício que pretende fazer. É necessário avaliar suas condições de saúde e relacioná-las com as técnicas de treino em que você está interessado.

shutterstock_213228136Aquecimento: antes do exercício é fundamental para reduzir o risco de lesões. Além disso, o aumento da temperatura conseguido através do aquecimento faz com que o cérebro mande uma mensagem para o seu sistema cardiovascular e pulmonar, preparando-os para a prática de uma atividade mais puxada.

shutterstock_109491935Atenção à postura: uma postura correta para cada exercício evita dores nas costas, pescoço e cabeça. De preferência, tenha acompanhamento de um professor ou personal trainer, pelo menos quando ainda for iniciante na prática da atividade. Esse profissional também está apto a preparar um plano de exercícios adequado para o seu tipo físico e objetivos.

Intensidade e respiração: é importante ter cuidado com a intensidade dos exercícios a praticar. Você pode (e deve!) suar e cansar, mas a sensação de esgotamento total não deve fazer parte da sua atividade e pode ser sinal de que algo está errado. A respiração deve ser abdominal, para que haja menos contração desnecessária dos músculos, evitando a sensação de cansaço.

Vista-se adequadamente: o calçado e a roupa para o treino são essenciais para evitar lesões e devem ser escolhidos de acordo com o tipo de esporte que você irá praticar. Algumas atividades físicas exigem, por exemplo, um tênis especial para maior absorção de impacto nos pés. Pesquise e pergunte para o profissional especializado que irá te acompanhar. De forma geral, a dica é optar por peças leves, que não atrapalhem a transpiração.

Avaliações periódicas: não pense que aquela ida ao médico e consulta com o professor ou personal trainer deve ser feita apenas no começo. É importante que esses profissionais acompanhem a sua evolução e avaliem possíveis desgastes físicos ou musculares.

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