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Dicas Esportivas

Dicas de alongamento no trabalho

Durante o tempo que passamos em frente ao computador, tanto em momentos de trabalho quanto lazer, dificilmente percebemos os erros de postura que cometemos. Além de nos cansar mais facilmente, eles podem causar danos em nossa coluna, tendões, ombros e diversas outras partes do corpo.

Para amenizá-los, recomenda-se realizar um pequeno conjunto de exercícios de alongamento e fortalecimento entre um intervalo e outro. Não é recomendável passar várias horas na frente do computador sem se alongar ou espairecer um pouco, pelos desgastes físicos e mentais causados pelo processo.shutterstock_194121176

É ideal que você se levante a cada uma hora, mais ou menos. Caminhe por 2 ou 3 minutos e faça os exercícios de alongamento a seguir:

Para a coluna
Exercício 1: esticar os dois braços para cima, entrelaçando os dedos, para alongar as costas durante cerca de 30 segundos;
Exercício 2: com os dois braços esticados para cima e os dedos entrelaçados, virar para o lado direito durante 15 segundos e depois para o lado esquerdo durante 15 segundos;
Exercício 3: na posição de pé, tentar encostar as mãos nos pés, sem dobrar os joelhos, durante 30 segundos.
shutterstock_3314877Para braços
Exercício 1: esticar um dos braços com o polegar voltado para cima. Com o outro braço, trazer o braço que será alongado para mais perto do peito. Permanecer nesta posição por 30 segundos e repetir o mesmo exercício com o outro braço;
Exercício 2: esticar um braço e com a ajuda da outra mão, levantar a palma da mão para cima, mantendo esta posição durante 15 segundos. Repetir para o outro braço;
Exercício 3: esticar um braço e com a ajuda da outra mão, empurrar a palma da mão para baixo, mantendo esta posição durante 15 segundos. Repetir para o outro braço.

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