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Dicas básicas de corrida para iniciantes: as 6 primeiras semanas

Há muitos motivos para adotar a prática da corrida como esporte do dia-a-dia. Esse esporte pode ser simples, barato, colabora com a saúde, ajuda na manutenção do peso e pode ser muito prazeroso! Apesar de todos os benefícios e facilidades, é preciso ter cautela antes de começar a correr, já que se trata de um esporte de alta intensidade e impacto. Veja abaixo algumas dicas e um programa de treinamento para as primeiras 6 semanas:

Antes de qualquer coisa, faça uma avaliação física e médica;

Use um tênis apropriado para corrida;

Procure saber o tipo de pisada que você tem. Desta forma, você pode compensar o problema e até comprar um tênis que possa ser mais adequado a você;

Faça muito alongamento antes e depois da corrida;

Respeite o seu limite. Não exagere e não corra se tiver dores;
Veja a série abaixo, para ser repetida 3 vezes por semana:

1ª semana: caminhe 4 minutos e corra 1 minuto alternadamente até completar 30 minutos.
2ª semana: caminhe 4 minutos e corra 2 minutos alternadamente completando 30 minutos.
3ª semana: caminhe 3 minutos e corra 2 minutos alternadamente até completar 30 minutos.
4ª semana: caminhe 3 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 30 minutos.
5ª semana: caminhe 2 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 30 minutos.
6ª semana: caminhe 1 minuto e corra 4 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

Boa corrida!

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