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Saúde

Dica da nutri: 5 ideias para substituir o arroz branco

O arroz costuma ser a estrela do prato dos brasileiros, não só pela pela praticidade de preparo e o gosto neutro, combina com tudo, principalmente com feijão, outra paixão nacional.

Mas ele não é dos alimentos mais ricos em nutrientes, por isso, nossa super nutri Gabriela Cilla preparou uma lista com sugestões para você substituir o arroz no dia a dia e ganhar sabor, valor nutricional e, quem sabe de quebra perder alguns quilinhos.

QUINOA

quinoa

É um pseudo-cereal rico em proteínas e fibras, que pode ser encontrado na forma de flocos, grãos ou farinha. Além disso, ela é rica ômega 3, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, ajudando a prevenir problemas cardiovasculares, osteoporose e problemas no sistema nervoso. Para substituir o arroz, deve-se utilizar a quinoa em grãos, que deve ser cozida da mesma maneira que o arroz, utilizando 2 xícaras de água para cada xícara de quinoa.

AMARANTO

amaranto

Um grão rico em proteínas, fibras, ferro, cálcio magnésio e potássio, tendo propriedades importantes como prevenir câncer, acelerar a recuperação muscular e prevenir a osteoporose. Os grãos de amaranto podem ser cozidos da mesma forma que o arroz e adicionados em pratos com carne, sopas ou salada. Além disso, eles também podem ser consumidos crus juntamente frutas, leite e iogurte.

BATATA DOCE

batata doce

É uma ótima fonte de carboidratos e possui baixo índice glicêmico, podendo ser consumida pelos diabéticos e sendo uma ótima opção para os lanche no pré treino. Ela pode ser usada na forma cozida simples ou na forma de purê, combinando bem com todos os tipos de carne.

CEVADA

cevada

Também pode ajudar na substituição. Os grãos de cevada são bons substitutos para o arroz. Com um sabor delicioso e o melhor de tudo: é muito saudável. Ele ajuda a reduzir o colesterol e aumenta a imunidade das bactérias “boas”. Uma boa alternativa para servir como um substituto do arroz ou na hora do café como uma alternativa à aveia.

INHAME

inhame

Da família dos tubérculos, ou seja, da batata doce, mandioca, mandioquinha, pode ser substituto do arroz. Muitas das propriedades medicinais do inhame são decorrentes ação da diosgenina em nosso organismo. Os tubérculos também apresentam uma atividade antioxidante que o arroz não apresenta em sua composição.

Timespacomulher-Assinatura-DraGabrielaCilla

Nutricionista da Estima Nutrição. Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gastróloga pelo Centro Universitário SENAC

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