TIM espaço mulher

Menu

Medicina Natural

Cuide da sua saúde em dias de calor intenso!

A primavera chegou e, em grande parte do país, a sensação térmica já é digna de verão. Mas cuidado! Dias de calor intenso podem prejudicar a saúde, se não tomarmos os cuidados adequados. Preparar corretamente o organismo para lidar com o calorão é a chave para a boa saúde. Confira as dicas:

Água, água, água!
Essa deve ser a dica mais batida de todas, mas não é à toa: uma boa hidratação pode resolver muitos problemas. No caso dos dias mais quentes, o corpo precisa liberar calor por meio do suor para manter a temperatura corporal – eliminando água e sais minerais. Se você não consumir a quantidade de água e sais minerais necessários, acabará ficando com o metabolismo comprometido, podendo ter mais chances de sofrer lesões musculares, tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração.

Invista em uma alimentação leve e adequada
Braço direito da boa hidratação, uma dieta balanceada com muitas frutas e verduras pode ajudar na questão da hidratação, já que muitos alimentos possuem grandes quantidades de água em sua composição. Além de serem ricas em líquidos, as frutas e verduras são fonte de potássio, mineral que precisa ser resposto quando há uma produção de suor muito intensa. Lembrando que é bom evitar comidas muito gordurosas, pois elas não são bem metabolizadas em dias quentes, por conta da perda de líquidos do organismo.

shutterstock_200478320

Use roupas leves
O ideal é usar tecidos de algodão e malha – que absorvem o suor – e evitar tecidos sintéticos, que atrapalham a evaporação da transpiração. Também é importante evitar roupas de cores escuras, que absorvem mais o calor por não refletir a luz solar.

Para dormir bem
Muita gente sofre com o calor justamente na hora de dormir, principalmente quando não contam com ventilador ou ar condicionado no quarto. Nesses casos, a dica é tomar um banho bem fresco antes de ir para a cama, evitar bebidas como chá ou leite quente e manter o ambiente bem arejado.

Fuja do sol
Evite exposição ao sol no horário entre 10h e 16h. Isso porque a exposição excessiva ao sol pode causar hipertermia, que é quando o corpo não consegue mais estabilizar o calor interno. Nesse estágio, o organismo direciona toda sua energia para tentar dissipar o calor e, assim, algumas células param de funcionar, podendo causar desmaios graves.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!