TIM espaço mulher

Menu
canada goose sale canada goose outlet http://www.skjer.nl http://www.anneshealinghands.nl http://www.canadagoosestore.be/

Vida a dois

Crise dos 7 anos: será que o amor tem prazo de validade? #comolidar

crise dos 7 anos
(Foto: Shutterstock)

Você provavelmente já ouviu falar sobre a teoria da crise dos 7 anos, não é mesmo? Aquela que diz que todo casamento passa por uma super provação ao completar essa data. Os mais fatalistas arriscam até afirmar que dificilmente os casais sobrevivem ou o relacionamento continua o mesmo depois dela. Mas será que isso é verdade?
Ninguém melhor para responder isso do que a sexóloga e especialista em relacionamento Cátia Damasceno, do Mulheres Bem Resolvidas. Claro, ela dá dicas também de como superar isso, se por acaso acontecer com você!

A crise dos 7 anos realmente existe?

Não necessariamente. Estudos antropológicos sugerem que as separações geralmente ocorrem a partir dos 4 anos de relacionamento, porque se trata do tempo para a concepção, gestação e criação de um bebê. Ou seja, você precisaria de amor para procriar e criar um filho com o seu parceiro, mas depois você estaria livre para encontrar outra pessoa. Ironias à parte, independentemente se o número exato é de 4, 5 ou 7 anos, o que é certo é que, segundo especialistas, a maioria dos casais, após um período de estabilidade, passam por uma crise no relacionamento.

Como acontece?

Não existe uma regra exata que diga quando isso vai acontecer. Depois de alguns anos de relação, ambos tiram as máscaras que traziam e começam a fazer a si mesmos perguntas como “por que me casei com ele? Ele tem tantos defeitos…”. O que antes você considerava estimulante agora você acha aborrecido.

Esse também pode ser o período em que a relação seguiu seu curso e alcançou os objetivos iniciais fixados juntos. Talvez o casal já tenha tido filhos, eles já estejam indo para a escola e os pais se sintam mais livres. A expectativa de que o melhor ainda está por vir se acaba. Os dois sentem que o projeto foi concluído e não há nada mais a fazer juntos.

casal com bebe

Crises marcadas no calendário

Não é por acaso que muitas crises dos casais coincidam com as etapas vitais que geralmente acontecem a cada 5, 7 ou 10 anos. Alguns desses momentos são:

A chegada do primeiro filho: é um desafio para a estabilidade e desafio para a vida conjugal. Os dois precisam arranjar tempo para se ajustarem às necessidades do bebê.
A crise da meia idade: faz com que algumas pessoas se lancem em uma corrida para recuperar a juventude perdida, buscando aventuras e até novos parceiros.
Ninho vazio: com a saída dos filhos, o casal está sozinho depois de muito tempo. Isso pode trazer para a superfície problemas que estavam escondidos debaixo do tapete.
Aposentadoria: muitos casais não estão dispostos a gastar 24 horas por dia juntos, depois de anos vendo um ao outro só para comer ou dormir.

Como superar a crise

Os  casais que  querem superar a crise dos 7 anos devem trabalhar intensamente e constantemente para reinventar a paixão e fortalecer os laços de relacionamento. É necessário criar momentos de aproximação com o parceiro, seja na questão sexual ou recordando os  sentimentos especiais que levaram você a se apaixonar. A relação precisa ser fortalecida porque, como foi dito no outro tópico, novas crises devem acontecer e caso os dois estejam estremecidos, o casamento não irá sobreviver.

 

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!