TIM espaço mulher

Menu
canada goose sale canada goose outlet http://www.skjer.nl http://www.anneshealinghands.nl http://www.canadagoosestore.be/

Família

Crianças X tecnologia: o dilema dos pais nos tempos modernos

crianças X tecnologia

Quando o assunto é tecnologia, gosto de lembrar de minha avó: quando saíram os primeiros “joguinhos” eletrônicos e sentávamos empolgados em casa para jogar à tarde, a velhinha , depois de uma hora, puxava a tomada e nos mandava pra fora da casa a vassouradas!

Não concordo totalmente com ela, acredito que tanto a televisão quanto tablets e videogames tenham sua função, que é entreter, não viciar.

Muitas vezes em meu consultório tenho que lidar com a realidade da mãe que entra reclamando do filho que não quer fazer exercício, que não sai para brincar, que deixa de fazer a lição, que não conecta e não se dedica a nada, mas quando olho para as mãos da criança vejo um celular ou tablet, bem no meio da minha consulta! E quando peço para desligar, a resposta quase sempre é a mesma: “Doutor se ele desligar não vamos conseguir conversar, será que ele não pode ficar jogando enquanto conversamos?”

Já fui criança, entendo a compulsão de passar mais uma fase, de assistir mais um capítulo, de ver mais um vídeo, mas regras tem que ser estabelecidas.

Na minha opinião, só se joga videogame ou se assiste televisão após todas as obrigações terem sido cumpridas. O uso de computador é permitido somente para atividades curriculares até tudo ter terminado. Para meus filhos, libero 2h de atividades com eletrônicos, que podem ser televisão, tablet, computador ou videogame.

Atividades físicas são importantes, ninguém precisa gostar de futebol, judô ou natação, mas é imprescindível que seus filhos escolham um esporte para fazer!

É totalmente proibido o uso de aparelhos eletrônicos na mesa durante as refeições. Os menores são distraídos por eletrônicos, não prestando atenção no que estão comendo, por vezes não criando prazer com a alimentação, por vezes comendo demais. Mesa é lugar de conversar, é o momento de estar em família e de reatar laços.

Não gosto de estipular tempo para os meus pacientes, o que funciona para os meus filhos talvez não funcione para os seus, gosto simplesmente de perguntar aos pais se seus filhos pequenos tem outras atividades além das virtuais. Se eles, os pais, brincam com seus filhos; se os maiores estão cumprindo todas suas obrigações, estão tendo atividades físicas, estão tendo atividades sociais (WhatsApp não conta!), se tem amigos reais não virtuais, se conversam, se sabem que o tablet é só mais uma coisa dentro de tantas outras coisas na nossa vida… que saudades da vovó !

Médico pediatra, neonatologista e homeopata infantil. Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!