TIM espaço mulher

Menu
canada goose sale canada goose outlet http://www.skjer.nl http://www.anneshealinghands.nl http://www.canadagoosestore.be/

Finanças

Conta conjunta: vale a pena? Como administrar o dinheiro a dois? Veja as dicas aqui!

conta conjunta
(Foto: Shutterstock)

“O exercício de manter e controlar uma conta conjunta é importante para o casal amadurecer. ”

Sempre recomendo em minhas consultorias e palestras sobre educação financeira que é importante para o casal amadurecer que eles possuam uma conta corrente conjunta, isso faz com que haja mais dialogo sobre os objetivos comuns, além disso ajuda muito o casal no controle do orçamento doméstico.

A conta conjunta serve para que todas as despesas que são em comum do casal sejam pagas e controladas por ela, exemplo: água, luz, aluguel, escola dos filhos e alimentação, entre outras. Além disso, é importante que o casal também tenha uma conta conjunta para poupar suas reservas, para que possam recorrer a elas no momento de necessidade.

Um alerta sobre a conta conjunta: é necessário eleger quem vai ser o responsável pelo controle dessa conta, evitando assim o problema comum de comunicação errada quando não se elege um responsável, senão “um acha que o outro está controlando e vice-versa” e no final a conta fica sem controle.

Sugiro que ambos mantenham suas contas particulares, é importante manter a individualidade, para que cada um tenha “liberdade” de gastar com aquilo que quiser sem haver a necessidade de ter que ficar dando explicações para o outro. Um exemplo comum é a mulher que comprar uma roupa ou fazer o cabelo ou até comprar um presente para seu companheiro e não precisa ter que “discutir” sobre o quanto vai gastar. “Manter a individualidade também é importante e saudável. ”

Para ambas as contas vale lembrar que devem ser analisados os custos das taxas e tarifas bancarias outro ponto é que se possível as contas sejam no mesmo banco para evitar custos de transferências.

Tem 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais como CEO e CFO. Graduado em Administração de empresas e Contabilidade. Pós-graduado em Finanças & Controladoria pela FGV, em Marketing pela ESPM, MBA executivo internacional FIA-USP: University of Cambridge (Inglaterra), EM Lyon BusinessSchool (França) e Lignan University College (China).

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!