TIM espaço mulher

Menu
canada goose sale canada goose outlet http://www.skjer.nl http://www.anneshealinghands.nl http://www.canadagoosestore.be/

Carreira

Concurso público: tudo o que você precisa considerar antes de prestar!

concurso público
(Foto: Shutterstock)

Pensando em prestar concurso público? Pode ser uma boa opção para quem está em busca de uma carreira estável, mas será que é para você? Será que é mesmo garantia de estabilidade e salário em dia? E dá para fazer algo de que goste?
Antes de tomar uma decisão, veja o que o nosso parceiro, o especialista em carreira Antonio Carlos Rodgrs:

Vale a pena prestar concurso público?
Parte das pessoas, quando estão a procura de emprego ou insatisfeitos com os patrões pensam em fazer um concurso público para ter estabilidade e trabalhar com mais tranquilidade. Precisamos ponderar sobre essas “verdades” e outras que rondam a imagem do serviço público.

Você é estável realmente e não pode ser demitido?
Verdade parcial, pois você passa por um período de experiência de 3 anos e pode ser demitido nesse período. Se aprovado, conquista a estabilidade até a aposentadoria. Durante o período de estabilidade, se você cometer falta grave, passará por um processo administrativo, que pode resultar na quebra da estabilidade e rescisão do contrato. Em 2.015, mais de 200 servidores públicos perderam o emprego por indisciplina.

Vou fazer o que gosto?
Se escolher a carreira pública correta, sim, mas terá que cumprir normas e terá chefes da mesma forma que tem nas empresas privadas. Há exigências e metas a cumprir. O problema aqui é que você optou pelo mesmo patrão para o resto da vida e aquela coisa de procurar emprego em outra empresa implicará em desistir da estabilidade. Você pode pedir transferência, mas sempre terá o mesmo patrão.

Vou ganhar mais?
O servidor público tem bônus e prêmios por tempo de serviço. O salário inicial é próximo do salário de mercado e com o passar os anos esses valores extras irão sendo agregados à remuneração.

Terei férias?
Sim, como nas empresas privadas, o servidor público tem direito a 30 dias de férias, mas com algumas características dentro dos critérios próprios do serviço público, como parcelamento em 3 vezes do período de gozo e a possibilidade de acumular duas férias.

É fácil ingressar no serviço público?
Nada na vida é fácil, mas se você se dedicar aos estudos preparatórios tem mais chance de passar nas provas de seleção, que são bastante exigentes. Aprovado no concurso público, a chamada para tomar posse é por ordem de classificação e pode demorar algum tempo.

Sucesso!

Especialista em RH, pós graduado em gestão de negócios. É ex-diretor de RH do famoso hotel Maksoud Plaza.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!