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Musculação

Como voltar a ficar sarada depois de parar?

Se você tirou férias da malhação e decidiu que é hora de voltar, você está diante de um desafio. Quando paramos de praticar atividade física, o corpo leva um tempo para voltar ao ritmo. Na falta de um exercício regular, a massa muscular, a flexibilidade, a resistência e a força vão diminuindo e, dependendo do tempo de pausa, podem voltar até mesmo aos níveis iniciais. É claro que esse tempo é pessoal e depende de vários fatores, desde o tempo que você ficou parada até o tipo de exercício que você pratica.

Se você passou um tempo longe da malhação, saiba como voltar à forma no menor tempo possível, sem comprometer a saúde:

Para quem parou por uma semana
Uma pausa curtinha assim não é suficiente para resultar em uma perda de massa magra. Provavelmente, o corpo também não perdeu flexibilidade ou resistência, talvez apenas uma pequena diminuição da força. Então, volte sem medo: retorne aos treinos com a mesma frequência de antes, fazendo as mesmas séries e repetições. Porém, se notar qualquer dificuldade com a carga muito antes da décima repetição, nas primeiras séries, diminua um pouquinho o peso, para não se machucar. E, a partir do segundo ou terceiro dia de treino, volte à carga de antes. As atividades aeróbicas podem ser retomadas normalmente, no mesmo ritmo.

shutterstock_348786092Para quem parou por um mês
Se você tirou férias de 30 dias e não fez absolutamente nada nesse período, o corpo provavelmente sofreu uma pequena perda de condicionamento cardiorrespiratório, massa magra, flexibilidade e resistência. Isso significa que provavelmente vai demorar a recuperar o fôlego e força ao retomar o treino. Para isso, a dica é ir um pouco mais devagar: se estiver acostumada a se exercitar por uma hora, quatro ou cinco vezes por semana, diminua para 30 minutos, nos mesmos dias da semana. Na segunda semana, aumente gradativamente a intensidade dos treinos para, na terceira, voltar ao ritmo de antes.

Para quem parou por 3 meses
Passou o verão todo de pernas pro ar? Então é hora de arregaçar as mangas e se preparar! Fique tranquila que você não perdeu todo o seu condicionamento e a sua força porque o organismo de quem malha tem uma excelente memória. Portanto, não vai precisar retomar o treino do zero. No entanto, levará pelo menos um mês para se adaptar à mesma rotina de antes. É preciso rever o treino: comece indo à academia apenas três vezes por semana e baixe o ritmo dos treinos, pegando pesos mais leves e com menos séries e repetições. Vá aumentando gradativamente a cada semana, e, dependendo da sua evolução, já na quarta ou quinta semana será possível repetir sua antiga rotina de exercícios.

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