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Suplementação

Como ter um corpão sem tomar suplementos

O número de academias e pessoas malhando vem aumentando consideravelmente no país e, a reboque dessa tendência, também aumenta o número de lojas de suplementos. São inúmeras delas, oferecendo todo tipo de produto e todo tipo de promessa para emagrecer ou ficar com o corpo sarado mais rápido e com menos esforço. Mas o que realmente funciona na maioria das vezes é um bom treino, aliado a uma alimentação balanceada e muito foco e força de vontade. É melhor receber orientação e ajustar a sua dieta do que simplesmente sair tomando qualquer tipo de suplemento sem ter certeza do que está fazendo.

Quer dicas para isso? Veja a seguir!

Descubra qual é a quantidade de proteínas que você precisa
Profissionais e estudiosos sobre o assunto podem te ajudar, mas saiba que você existe uma tabela para calcular a quantidade de proteína necessária nas 3 horas após o término da atividade física. É nesse período que o corpo está mais propício a ressintetizar e a supercompensar o que você gastou durante o esforço físico. Ajuste a sua dieta conforme esse número!

Utilize uma fonte de proteínas com pouca gordura e bons carboidratos
Infelizmente, algumas das fontes de proteínas vêm com gordura também. Isso talvez seja a grande vantagem dos suplementos, já que eles oferecem mais proteínas e menos gorduras. Mas é possível equilibrar bem essa balança com alguns alimentos escolhidos corretamente, como no caso da famosa duplinha frango com batata-doce. Essa escolha é excelente pois oferece bons carboidratos (baixo índice glicêmico) e muita proteína.

shutterstock_336906629Atenção aos lanches
É muito comum que alguns comam muita proteína depois da academia e fiquem horas sem comer, pulando os lanches ao longo do dia. Isso não pode acontecer para quem quer definir e muito menos para quem quer ganhar músculos. Se alimentar bem ao longo do dia – com porções de proteína, principalmente – é tão importante quanto comer bem no pós-treino.

Observe seu metabolismo
É importante não exagerar na alimentação nos momentos em que o seu corpo não precisa de tanta energia. No jantar, por exemplo, a dica é comer menos do que no café da manhã, já que de noite você precisa de menos energia do que no começo do dia. Assim, dando energia quando seu corpo precisa e diminuindo quando ele é menos capaz de aproveitá-la, você consegue ganhar tecido muscular e definir seu corpo.

Evite comer calorias vazias
Esse tipo de alimento só engorda e não contribui com o resultado desejado. Evite frituras, alimentos processados, industrializados e com alto teor de gordura e sódio. Com eles, você só irá engordar e não ganhar músculos.

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