TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Como superar uma crise financeira a dois

Muitos casais não possuem um planejamento financeiro e só percebem que a situação está crítica tarde demais. Por isso, é fundamental um plano conjunto, para manter as contas em dia e fugir de dívidas e juros.

Confira algumas dicas que podem ajudar a superar uma crise financeira a dois.

1 – Façam um retrato da situação atual

Façam juntos uma planilha com todos os valores de entrada (salários, investimentos, etc) e saída (aluguel, luz, água, etc). Na parte de pagamentos, estipulem valores médios para cada ponto, como supermercado, farmácia, entre outros. Importante não deixar nada de fora, especialmente gastos com empréstimos (já tentando inserir os juros) e despesas menores, como lanches.

shutterstock_268512317

Depois de montarem a parte de expectativas, comecem a anotar todos os gastos da família por 30 dias e confiram se as planilhas batem. Assim é possível verificar possíveis descontroles. A partir disso também dá para saber quanto falta ou quanto sobra a cada mês, para fazer renegociações de dívidas, quando for o caso, ou projeções a médio e longo prazo.

2 – Mantenham o diálogo

Conversem sempre sobre as finanças e de forma aberta. Se um dos dois comprou algo que não estava previsto, é importante falar a verdade e não esconder, pois pode acabar virando uma bola de neve.

3 – Não percam a calma

Emoção não combina quando o assunto é planejamento financeiro. Por isso, busquem sempre o diálogo para resolver os problemas. Se vocês se esquentarem em relação ao tópico, isso pode acabar influenciando a relação de uma forma mais abrangente, o que não é bacana.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!