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Dicas Esportivas

Como respirar durante o exercício físico

Respirar é um ato fisiológico involuntário, estamos respirando o tempo todo, querendo ou não. Mesmo assim, sabemos que uma respiração consciente pode trazer inúmeros benefícios ao corpo. A prática da meditação, por exemplo, demonstra há anos que o bem-estar físico, emocional, espiritual pode estar associado diretamente ao ato de respirar. Quanto mais irregular for a respiração, mais desequilibrada é a organização biológica e mental da pessoa.

A forma de respiração mais popularmente conhecida é simples: inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Dessa maneira, temos uma respiração eficaz, já que entra ar quente e já previamente filtrado no pulmão. Porém, durante a atividade física, talvez essa não seja a melhor maneira de respirar – depende do exercício. Uma respiração adequada a cada tipo de atividade maximiza a capacidade do nosso organismo captar oxigênio e ainda ajuda na desaceleração do batimento cardíaco, na expulsão do gás carbono dos pulmões, pode auxiliar também a evitar tonturas e até a facilitar o processo de queima de gordura. Por outro lado, respirar de forma não apropriada pode fazer com que nos cansemos mais rápido, diminuir a efetividade do exercício e até mesmo prejudicar nossa saúde.

Confira a respiração adequada para os tipos mais comuns de exercício:

Malhação: a respiração mais aconselhada para esse tipo de exercício é a conhecida como respiração passiva. Expire no movimento de contração do músculo e inspire ao voltar à posição inicial.

Corrida, bicicleta ou natação: para estes casos, a chave é manter uma respiração regular. A inalação e exalação do ar em frequências regulares faz com que o corpo mantenha um funcionamento equilibrado e também ajuda na concentração.

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Corridas mais longas ou exercícios intensos: há um momento durante um exercício mais longo em que a exaustão é muito grande. Para estes casos, quando se sentir muito cansado e perceber que a respiração está irregular, faça uma respiração profunda. Inale o máximo de ar que conseguir, segure-o por um segundo e depois exale devagar. Essa técnica vai fazer com que o organismo capte mais oxigênio e você se sentirá um pouco mais disposto para seguir em frente.

Caminhadas ou pedaladas mais leves: procure fazer a respiração nasal tradicional. Inspire profundamente pelo nariz e solte o ar, com a mesma tranquilidade, pela boca. Esse tipo de respiração vai ajudar o seu corpo a ficar relaxado, você se sentirá mais confortável e o exercício fluirá com mais naturalidade. Mas não faça muito esforço para manter essa respiração – a partir do momento que ela te incomodar passe a inspirar também pela boca.

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