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Musculação

Como fica seu corpo depois do treino?

Depois de um treino daqueles, é bastante comum sentir cansaço e dores pelo corpo, principalmente se você está apenas começando a praticar exercícios ou tiver aumentado a intensidade da série recentemente. É importante observar sempre as reações do seu corpo e como ele fica após os exercícios. Você precisa ficar atenta se a fome aumentou ou diminuiu; se está mais ou menos cansada; como está a disposição para as tarefas do dia a dia; se sente muita ou pouca sede e, finalmente, se sente muitas dores e por quanto tempo. O resultado dessas observações são muito importantes para traçar o programa de treinos e aprender a respeitar o seu organismo.

Aprenda como seu corpo responde aos exercícios:

– Dores musculares: são muito comuns e esperadas. Elas ocorrem devido rompimento mínimo das fibras musculares, que é normal e esperado durante o treino. São pequenas rupturas do músculo, causadas pelo excesso de esforço. Alguns dias depois, a musculatura se reconstrói e, por isso, o repouso após os treinos é muito importante.

– Nos dias após o treino: as dores que você pode vir a sentir depois de treinar – um ou dois dias depois – é muito diferente da que você sente durante o exercício (que mais parece com uma queimação). Para diferenciar essas dores pós-academia, você precisa notar se elas te impedem de fazer outras atividades físicas. Apesar da dor, o importante é você conseguir executar qualquer movimento com perfeição, sem “travar”. Uma dor de lesão impede você de movimentar as áreas afetas, a dor é aguda e aparece algumas horas depois do treino.shutterstock_300899201

– Cansaço: após uma sessão de exercícios, é absolutamente normal se sentir mais cansada. Em caso de fadiga intensa, é sinal de que o treino foi forte demais. Ter um planejamento de exercícios é essencial para que você não se esforce além da conta e ultrapasse seus limites de forma negativa. O esperado, idealmente, é que você sinta maior disposição ainda no mesmo dia que pratica exercícios – e nos dias seguintes também. Há um aumento considerável no ânimo e na disposição das pessoas que fazem exercícios regulares.

– Fome: sentir mais fome logo que você começa um treinamento ou intensifica o seu programa é comum. Você está gastando mais calorias e a fome é representativa desse aumento de gasto. Tenha cuidado e evite comer mais: essa é a hora certa para equilibrar a balança, ajustando seus treinos e focando numa alimentação saudável. Procure alimentos mais nutritivos e evite os carboidratos simples e alimentos com muita gordura, pois serão muito prejudiciais para a sua evolução.

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