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Como amenizar o inchaço durante a gravidez

As impressões das grávidas sobre o inchaço durante a gestação são praticamente as mesmas: a maioria delas relata uma sensação incômoda de retenção de líquido. Essa impressão é real: muitas gestantes são acometidas por esse mal, que ocorre porque os hormônios da gestação promovem uma grande modificação no organismo materno, como uma maior quantidade de sangue circulando, o ganho de peso e a alteração na filtração dos rins.

O inchaço é durante a gravidez, mas é preciso que o médico, durante as consultas de pré-natal, afaste outras doenças, como anemia, diabetes gestacional, alteração cardíaca, renal, no fígado e hipertensão na gestação, que é a pré-eclâmpsia, doença que pode provocar o parto prematuro trazendo riscos para a gestante e o bebê. Afastadas as possibilidades de doenças, existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar esse incômodo e não inchar tanto no período:

Fique de olho no seu prato
As gestantes precisam redobrar a atenção com a alimentação e controlar a ingestão de sal, que leva à retenção de líquido. Aposte nos alimentos diuréticos e evite embutidos e processados, em conserva – como azeitona, pepino, alcaparra –, queijos amarelos, carnes defumadas, temperos industrializados e refrigerantes.

Figurinhas carimbadas – e campeãs
– Vegetais verde-escuro: ricos em magnésio, clorofila e antioxidantes que ajudam na circulação sanguínea. Inclua de quatro a cinco porções por dia.shutterstock_277738130

– Alface, tomate, pepino, cenoura, aipo, chuchu e espinafre: diuréticos e ajudam o organismo a eliminar os líquidos. Consuma diariamente.

– Frutas: uva, maçã, maracujá, limão, pêssego e abacaxi também não podem faltar na alimentação da gestante. Além de ajudarem na manutenção do peso, as frutas são diuréticas.

– Chás: capim-limão, dente-de-leão: são diuréticos, colaboram para o bom funcionamento dos rins e ainda estimulam a eliminação dos líquidos acumulados no corpo.

– Banana, granola, damasco, ameixa: carboidratos complexos que ajudam a regular o organismo e mantêm o açúcar mais tempo no sangue, promovendo energia.

Uma forcinha extra
Você pode usar cremes com cânfora e mentol e ficar com as pernas para cima, por cerca de 20 minutos. Meias de compressão também são indicadas e ajudam muito na fase final da gravidez. Além disso, você pode apostar em exercícios para gestantes, como a hidroginástica.

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