TIM espaço mulher

Menu

Fit Chef

Comer gordura está liberado: escolha a certa

Se espantou com o título dessa nota? É normal levar mesmo um susto: demonizar as gorduras é praxe nas conversas sobre dieta. Isso acontece basicamente por dois motivos: as calorias que elas acrescentam à dieta e o suposto prejuízo causado na saúde. O que muitos não sabem é que existem várias fontes de gorduras e muitas delas são essenciais ao funcionamento do organismo e para absorção de vitaminas. O segredo, portanto, está na hora de escolher. Veja como escolher o tipo de gordura correto para cada função essencial do seu corpo:

Para ter uma boa circulação
Os vasos sanguíneos sofrem influência direta do tipo de gordura que comemos. Uma dieta rica em ômega-3 (peixes e linhaça) melhora a circulação sanguínea, porque esta gordura tem poder desinflamante e diminui a pressão nos vasos sanguíneos. Protegendo a saúde dos vasos, a circulação é facilitada, o que beneficia tanto a saúde do coração quanto a do cérebro, pois há melhora da irrigação sanguínea.

Para um bom funcionamento celular
Toda célula é recoberta por uma membrana de gordura. Essa membrana celular define os limites da célula e atua como uma barreira, controlando o que entra e o que sai da célula. Essa seleção é importante para que o metabolismo funcione adequadamente. Os fosfolipídios, encontrados na soja e nos ovos, são os principais componentes das membranas celulares, junto às gorduras poliinsaturadas, também encontradas na linhaça.

shutterstock_185792321Para um bom transporte de vitaminas
As vitaminas A, D, E e K são chamadas de lipossolúveis. Isso quer dizer que elas apenas são absorvidas no sistema digestivo quando se ligam à gordura que ingerimos em nossa dieta. Mas não precisa ser a gordura aparente da carne! Fontes mais saudáveis, como azeite de oliva cru, óleo de coco e fontes de ômega-3, como linhaça e peixes de águas profundas, cumprem bem este papel.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!