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Meditação

Comece a meditação hoje mesmo!

Meditar não é tão difícil como pode parecer. Algumas práticas bem simples já ajudam. A mais básica delas é simplesmente prestar atenção na sua respiração. Você pode sentar-se de forma confortável ou permanecer cinco minutos deitada, atenta ao ato de inspirar e expirar e pronto, já estará meditando.

shutterstock_139929223Não há tempo mínimo nem máximo para isso. Profissionais da área recomendam ficar nesse estado durante um minuto por semana e ir aumentando um minuto a cada semana. Mas não é necessário prestar tanta atenção ao tempo, pois a meditação não deve ser feita por obrigação. Cada um precisa sentir qual é o seu tempo-limite ideal e se orientar a partir daí.

Para meditar, também é possível cantar mantras ou focar-se em apenas uma palavra (“paz”, por exemplo). Olhar fixamente para um ponto, como a chama de uma vela, também induz o estado meditativo. Essas técnicas são conhecidas como passivas. As técnicas corporais, que integram mente e corpo, são consideradas meditativas ativas. Entre elas, a mais famosa é a ioga.

Há diferentes linhas na ioga. As aulas práticas mais paradas, em geral, são as que mexem mais com o corpo, pois exigem resistência, fortalecimento e alongamento e, é claro, concentração. De qualquer forma, a concentração é algo que se dá internamente, já que não adianta nada fazer os movimentos e ficar pensando nas contas que tem para pagar, por exemplo. É necessário se entregar.

A meditação nos dá bem-estar e estimula o cérebro. Isso ajuda a manter a clareza mental e a viver o presente de forma mais plena. O importante é que independentemente da técnica, é possível meditar em qualquer lugar e de graça, basta querer.

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