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Coma doces na medida certa

A gente tem a mania de pensar que doces são capazes de destruir toda uma dieta. Afinal, tanto esforço e dedicação não podem ser abalados por uma súbita vontade de comer um chocolate, certo? Certíssimo! O que a maioria não sabe é que, se escolhermos bem o tipo de doce, quantidade e momento em que o comemos, ele não será tão prejudicial assim. Claro que isso não se aplica a pessoas que tenham algum tipo de restrição de saúde; neste caso, só um profissional médico poderá orientar.

É possível sim comer açúcar e manter uma dieta balanceada sem prejuízos para a sua forma física e saúde, veja como:

Atenção ao rótulo
O melhor a fazer antes de consumir qualquer produto industrializado – doces ou não – é saber quais são seus ingredientes e isso é fácil de descobrir lendo os rótulos. Os ingredientes são mostrados na embalagem em ordem decrescente, ou seja, o primeiro da lista é o que está presente em maior quantidade. Portanto, evite doces que tenham o açúcar em primeiro lugar. O chocolate é um bom exemplo, já que ele deveria ter como primeiro ingrediente o cacau, e nem sempre é isso que acontece.

shutterstock_259266830Hora certa para comer doces
O melhor momento do dia para consumir doce é após uma refeição completa, que contenha carboidrato, proteína e fibras, como por exemplo no almoço e no jantar. As fibras vão agir controlando a glicemia, provocando uma liberação gradual desse açúcar no sangue e evitar dessa forma picos exagerados. Para as mulheres que estão de dieta pata controle de peso, o melhor horário seria após o café da manhã ou almoço, pois terão o resto do dia para queimar estas calorias.

Não coma em jejum ou com pressa
O açúcar faz mal à saúde se for consumido com o estômago vazio, já que isso fará com que você imediatamente queira mais doce. O que acontece é que, após o consumo em jejum, ocorre um pico muito alto de glicemia, que se desfaz rapidamente e causa uma nova sensação de fome. Quando quiser comer um doce, melhor fazer depois da refeição e com calma, já que, quanto mais lentamente se come, menor é a quantidade consumida. Mastigar é muito importante quando falamos em saciedade, pois regula o apetite e contribui muito com o emagrecimento.

Fruta também pode ser uma boa sobremesa
É claro que nem sempre queremos trocar o chocolate por um cacho de uvas, mas se você tem o hábito de comer sobremesa sempre, é uma boa opção comer uma fruta bem docinha. As frutas são ricas em frutose e o melhor, não possuem gordura. Por conter açúcar natural podem proporcionar o mesmo prazer que o doce causa. Invista nas frutas bem doces, mas tome cuidado com os excessos. Mesmo sendo natural não é bom abusar, pois a frutose pode gerar piscos de glicemia, o melhor é consumir 3 porções diárias.

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