TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Chegou a hora de ter mais um filho?

Ninguém melhor do que você mesma para responder a esta pergunta. O fato é que há muito o que se levar em conta na hora de decidir por ter ou não mais um filho, já que a chegada de mais uma criança na família é um daqueles assuntos que merece muita reflexão.

É fundamental pensar bem em questões como seu relacionamento, o orçamento da família, sua disponibilidade de tempo para o filho que já tem e até sua carreira. Muita gente acredita que partir para o segundo filho costuma ser mais difícil do que para o primeiro, já que não se trata somente de ter outro bebê, mas sim de mudar toda a estrutura de uma família montada.

O momento certo
Há quem prefira esperar mais para engravidar de novo, assim os primeiros filhos acabam tendo um tempo maior com os pais e já são capazes de entender melhor a chegada de um irmãozinho. Existem, por outro lado, aqueles que gostam da ideia de ter filhos com idades próximas, para que possam brincar juntos e virar parceiros vida afora. Outra vantagem da diferença menor de idade é que os pais se liberam de uma vez da fase de cuidar de crianças pequenas.

shutterstock_105795296O que vai mudar com mais um membro na família
A sua rotina deve ser levada em consideração na hora de decidir sobre outra gravidez, afinal você já sabe o quanto um recém-nascido exige de você. Reflita bastante sobre isso. Será que você e o seu companheiro têm todo o tempo e a energia necessários neste momento? Que mudanças teriam que ser feitas? Seus outros filhos estão prontos para a chegada de um bebê?

De olho nas finanças
Dinheiro não é tudo, mas é uma variável importante quando se está pensando em aumentar a família. Por mais que a gente não queira planejar o tamanho da família dos nossos sonhos em termos financeiros, não há como negar que cada criança traz consigo novos gastos em alimentação, moradia, saúde, vestuário e escola.

Opinião de um e de outro
É muito comum entre casais que um dos dois fique pronto primeiro para o próximo filho. E não há nada demais nisso. O primeiro passo é iniciar uma conversa, colocando na mesa os sentimentos e os argumentos de cada um para se ter ou não outro bebê. Às vezes ajuda conversar com amigos e parentes para ouvir como chegaram às suas conclusões para aumentar a família.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!