TIM espaço mulher

Menu
canada goose sale canada goose outlet http://www.skjer.nl http://www.anneshealinghands.nl http://www.canadagoosestore.be/

Maternidade

Carinho de mãe: pesquisas mostram que abraço ajuda no desenvolvimento dos bebês

mãe e bebê
(Foto: Shutterstock)

Que a ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa a gente já sabia! Mas agora estudos comprovam que o abraço, o toque e o contato físico do bebê com a mãe é fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo.
Um estudo realizado em Ohio, nos Estados Unidos, observou a resposta ao toque de 125 bebês recém-nascidos, tanto prematuros como de termo. Segundo os resultados, os recém-nascidos prematuros têm um menor nível de resposta ao afeto do que os bebês de termo. No entanto, quando os recém-nascidos prematuros são tocados e acarinhados pelos pais ou profissionais de saúde, o seu nível de resposta aumenta. Já os que estão privados do contacto humano, apresentam um nível de resposta ao toque mais baixo.

Desenvolvimento cerebral
Há ainda outro estudo que demonstrou que o cérebro de bebês cujas mães demonstram grandes níveis de afeto tem um maior desenvolvimento do hipocampo, quando comparados com os bebês com menor nível de afeto. Essa zona do cérebro é responsável pela memória e aprendizagem.
Isso acontece porque o sistema nervoso do bebê responde positivamente quando as suas necessidades são supridas. Quando se fala de necessidade não só nos referimos à alimentação ou ao sono, mas também ao carinho, ao toque e ao colo.

Massagens e carinho
Já um terceiro estudo mostra os efeitos da massagem em recém-nascidos prematuros confirmou os benefícios do toque. Os bebês massajados tiveram um aumento de peso 47% superior ao esperado. Por este motivo tiveram alta uma semana antes dos que não tiveram massagens.
Um ano mais tarde, estes bebês voltaram a ser observados e constatou-se que o seu QI era mais elevado do que os que tinham sido tratados de modo rotineiro.
Além disso, também descobriram que bebês de termo que eram massajados cerca de 15 minutos por dia choravam menos, eram socialmente mais ativos, estavam mais alertas, engordavam melhor e tinham níveis mais baixos de stress.

5 benefícios do abraço nos bebês:

1- Ativa as endorfinas, que aumentam a sensação de alegria e diminuem as dores, ansiedade e tristeza

2- Transmitem segurança ao bebé tornando uma pessoa mais segura e com mais autoconfiança

3- Fortalece o vínculo entre os pais e o bebé

4- Proporciona calma e tranquilidade ao bebé

5- Promovem a autoestima do bebé

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!