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Dicas Esportivas

Caminhada, pra que te quero?

Você não curte ir pra academia? Seus problemas acabaram! Uma pesquisa realizada pela London School of Economics, do Reino Unido, concluiu que caminhar é uma das maneiras mais eficientes de emagrecer e perder aqueles incômodos pneuzinhos.

Segundo Tim Church, da Louisiana State University, nos Estados Unidos, esse tipo de atividade ajuda a reduzir a gordura abdominal profunda, chamada gordura visceral. Mas olha, caminhar só funciona se você combinar com uma dieta super saudável, viu?

Barata, prática e eficaz, a caminhada também ajuda a ganhar fôlego e proteger o coração.

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo esse exercício e aperte o passo!

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Horário
Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, o melhor horário para andar e emagrecer é de manhã, quando sua reserva de energia ainda está baixa e o organismo usa a gordura como combustível. Mas não saia de barriga vazia! Tome um suquinho e capriche em um café da manhã saudável depois.

Postura
Preste atenção ao seu corpo enquanto anda e respire normalmente. A cabeça deve ficar alinhada com a coluna e o queixo paralelo ao chão. Mantenha os ombros para trás e cuide para não tencionar a musculatura do pescoço. Deixe seus braços acompanharem o movimento natural do corpo, de preferencia com os cotovelos flexionados a 90 graus, para evitar o inchaço das mãos. Contraia a barriga, como se quisesse grudar o umbigo às costas, mantendo a postura. E, finalmente, pise apoiando primeiro o calcanhar no chão e, em seguida, desenrolando o resto do pé.

Equipamento
É muito importante escolher o par de tênis certo, que se adequa ao seu pé e ao seu tipo de passada, para evitar lesões e intensificar o exercício. Além disso, as roupas devem ser feitas de tecidos leves e que absorvam suor. No frio, não esqueça de proteger bem áreas sensíveis como pescoço e orelhas. Quando fizer sol, não esqueça de usar filtro solar. Hidrate-se muito, antes, durante e após o exercício.

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