TIM espaço mulher

Menu

Saúde

Café da manhã: substituições espertas (e mais saudáveis) para o café com leite + pão e manteiga

O que tem na sua mesa de café da manhã? Ou você tem o hábito de pular essa refeição – muita gente toma só um café preto e mais nada. Pois essa é uma mania errada, já que é justamente o café da manhã que nos dá a energia que precisamos para começar o dia – e é ele que muitas vezes determina o quanto vamos comer nas outras refeições.
A mesa matutina do brasileiro geralmente tem: café com leite adoçado com açúcar, pão francês (com manteiga ou na chapa) e uma fruta. Nada de errado com ele se fosse consumido DE VEZ EM QUANDO. Mas, no dia a dia, o ideal é  seguir uma alimentação mais balanceada e com mais nutrientes.
Para te ajudar, nossa super nutri Gabriela Cilla preparou ideias de substituições espertas, saudáveis e práticas para você turbinar seu café da manhã e já começar o dia em cima!

PÃO FRANCÊS
Por que não comer: Por ser composto de farinha branca e fermento, o pão francês comum é considerado um alimento refinado, ou seja, sem adição de fibras na sua composição. Os alimentos refinados são prejudiciais à saúde, pois seu elevado consumo pode acarretar em doenças crônicas como diabetes e obesidade, favorecendo o ganho de peso e gordura corporal. A farinha branca é considerada alto índice glicêmico, ou seja, eleva a glicemia sanguínea com muita rapidez do mesmo modo que causa a sua queda, o que não é favorável para perda de peso, pois não causa saciedade.
Substitua por: PÃO INTEGRAL OU TAPIOCA
Por que: O pão integral diferente da farinha branca, tem em sua composição fibras alimentares que são características de alimentos de baixo índice glicêmico, ou seja, o açúcar é liberado gradativamente, favorecendo a saciedade.
Quando controlamos à saciedade e o pico glicêmico, a perda de peso e de gordura, acontece com maior rapidez. A tapioca diferente do pão integral, pode ser considerada também um alimento refinado, porém sua diferença ao pão francês é a composição, já que a mesma não possui farinha, sendo isenta de glúten.
A tapioca possui ferro e ácido fólico na composição, podendo ser substituída tranquilamente no café da manhã.

CAFÉ COM LEITE E AÇÚCAR
Por que não tomar: Muitas pessoas precisam de algo “quente” para começar o dia, não há problema algum na opção do café com leite, porém, o que deve ter alertado é sobre qual adoçante que poderá ser usado.
O açúcar branco como chamamos é refinado, ou seja, causa pico glicêmico no organismo, favorecendo a fome e elevação da glicemia sanguínea. Apesar de ser agradável ao paladar, o açúcar branco e refinado não carrega quantidades significativas de nutrientes e ainda recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização. Mas vale lembrar que o abuso dos adoçantes também deve ser evitado, já que, em excesso, eles ativam os receptores de glicose no intestino que aumenta o acúmulo de gordura no corpo.
Substitua por: CAFÉ COM LEITE E AÇÚCAR DE COCO/DEMERARA/STEVIA OU SUCO DE FRUTAS
Por que: Também chamado de cristal dourado, o açúcar demerara é levemente refinado, ficando entre o açúcar mascavo e o refinado. A principal vantagem é que ele não recebe aditivos químicos assim como o açúcar de coco. Já os adoçantes feitos à base de stévia são extraídos da folha da Stevia rebaudiana, uma planta de origem sulamericana. Essa opção figura entre as mais saudáveis, já que é de origem natural e não causa qualquer alteração na glicemia. Ela adoça cerca de 300 vezes mais que o açúcar sem adicionar calorias à dieta.

FRUTA
Você também pode substituir por: OVO MEXIDO
Por que: A opção de fruta pode ser adicionada em qualquer parte do dia, quanto mais natural nossa alimentação melhor. Para que o café da manhã não fique repetitivo, é interessante trocar a fruta eventualmente por ovo cozido ou mexido, além de adicionar proteína no café da manhã, produtos de origem animal oferecem maior saciedade ao consumidor, favorecendo a diminuição de ingestão diária.

Timespacomulher-Assinatura-DraGabrielaCilla

Nutricionista da Estima Nutrição. Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gastróloga pelo Centro Universitário SENAC

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!