TIM espaço mulher

Menu

Medicina Natural

Atenção ao corpo para evitar a endometriose

A endometriose é uma doença que atinge em torno de 10 a 15% das mulheres em idade fértil em todo o mundo. A moléstia acomete até 70% daquelas que apresentam dor pélvica crônica, principalmente durante a menstruação. Se esse é o seu caso, fique de olho, pode ser o primeiro indicativo da doença.

shutterstock_94246036A dor menstrual pode ser considerada normal, porém é necessário observar em todos os ciclos e avisar ao médico caso perceba que a dor é insuportável ou te impede de fazer as suas atividades diárias. Por desconhecimento ou negligência cerca de 70% das mulheres não procuram orientação médica especializada e muitas delas acabam deixando de ser tratadas adequadamente em tempo hábil, facilitando assim a progressão da doença do endométrio.

Associados aos sintomas, exames simples de imagem, como ultrassons e ressonância magnética, são suficientes para que o médico possa fechar um diagnóstico. Mas não se preocupe com a intensidade da dor, pois o fato de ser uma dor forte não necessariamente quer dizer que a doença esteja numa fase mais ou menos avançada. O importante é não ignorar os sinais que o corpo dá e sempre manter seu médico bem informado.

Portanto, os sintomas devem ser levados em consideração, pois a procura de um especialista que faça o diagnóstico diferencial e o tratamento precoce diminui a progressão da doença, preserva a fertilidade e melhora a qualidade de vida das mulheres. Fique atenta!

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!