TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

As diferentes fases do casamento

A maioria dos casamentos passa por fases bem distintas ao longo dos anos. Quando há confiança e cumplicidade, cada momento da relação vai servir para que ambos cresçam e aprendam. Afinal, um casamento é uma das mais eficientes, profundas e intensas experiências que podemos passar na vida. A convivência oferece lições o tempo todo, mas é preciso estar aberta para aprender sempre.

Confira as fases que um casamento passa e saiba como tirar o máximo proveito de cada uma delas:

Recém-casados
Neste momento, podem aparecer duas coisas opostas: o casal vive num clima de romance e paixão constantes ou enfrenta uma certa depressão “pós-casamento”, que é quando ambos caem na real que a vida a dois não é o conto de fadas de um namoro. A mudança na rotina é grande e pode demorar um pouco até que ambos se acostumem com a nova vida. A solução é simples: paciência com o outro e consigo mesma até que o casal se habitue.

shutterstock_272733005

A chegada dos filhos
Mesmo que o casal deseje este momento e se sinta pronto para a chegada dos pequenos na família, o nascimento dos filhos é um momento impactante para ambos. Uma criança requer vários cuidados, a vida a dois muita completamente e o cansaço toma conta de todos. É necessário muito diálogo e compreensão para evitar desgastes.

Filhos adolescentes
É muito problemática essa época, já que os pais podem cair na armadilha de discordar um do outro na frente dos filhos, tornando uma situação tensa ainda pior. É importante conversar sobre a educação das crianças e entrar num acordo sobre como conduzir a rotina. Quanto mais os pais lidam com os filhos de modo coerente e deixam para discutir longe deles, melhor a sintonia.

shutterstock_84198376

Quando os filhos saem de casa
Outro momento de sentimentos ambíguos: a tristeza pelo filho que foi embora e o vazio que ficou e a alegria de poder ter de novo uma vida a dois sem a interferência constante de outras pessoas. Muitos casais aproveitam esse momento para viajar, fazer uma segunda lua de mel e investir em programas juntos. É momento de se reconectar e aproveitar a vida.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!