TIM espaço mulher

Menu

Medicina Natural

Arnica: conheça os benefícios dessa flor

A Arnica é uma planta muito conhecida, da mesma família dos girassóis, que tem efeito analgésico e anti-inflamatório, além de contribuir para alivio de dores, inchaço e redução de hematomas. Devido aos flavonóides presentes em sua composição, esta planta possui propriedades medicinais que proporcionam vários benefícios à saúde.

Muitos benefícios
Dentre os usos tradicionais com a planta, estão o combate de hemorragias leves, cicatrização de ferimentos superficiais e tratamento de machucados com hematomas e inflamações, eliminando as manchas roxas do corpo. Ela também pode ser utilizada em forma de talco, para tratar irritações na pele de bebês e ainda como cosmético, combatendo a queda de cabelo e a oleosidade.

shutterstock_64322650Cuidado com o chá de arnica
Por ser uma planta comprovadamente hepatotóxica, ou seja, é uma planta que faz mal ao fígado, seu uso oral em forma de chás é contraindicado, a não ser que seja acompanhado por um profissional especializado. Também é necessário tomar cuidado com a exposição ao sol posterior ao uso externo da arnica – lave bem a região antes de sair ao ar livre, para evitar queimaduras ou reações alérgicas.

Diversos usos
A arnica pode ser usada de várias maneiras, sendo duas caseiras: em forma de compressa – basta ferver água com as flores e depois aplicar com compressas parar tratar lesões – ou em forma de tintura – deixe flores de arnica em uma garrafa com álcool repousando por 10 dias. Além dessas formas, você também poderá encontrar essa flor em aplicações medicinais em lojas de produtos fitoterápicos ou em farmácias de homeopatia. As apresentações em pomada ou gel são as mais comuns e fáceis de achar.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!