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Meditação

Aprenda a técnica do mindfulness

Já falamos aqui sobre o que é a meditação mindfulness, ou mente plena. A ideia é treinar gradativamente o seu cérebro a manter a atenção focada no presente, no que está ali, absorvendo o que acontece a seu redor. Limitar distrações e simplesmente dizer não a realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode ajudá-lo a ficar mais concentrado. A mindfulness exige que você seja mais consciente, mesmo nas situações mais movimentadas e estressantes – e é aí que ela vem a ser muito útil também.

Uma maneira simples de começar é criar “gatilhos” ou “pistas” para puxá-lo de volta para o presente quando sua mente, inevitavelmente, começar a vagar. Ou seja, se está comendo, lembre-se de saborear a refeição, pense no que está no seu garfo e será mastigado, viva o prazer da comida. Para ajudar nesse processo, você pedir seguir o seguinte passo a passo:

shutterstock_461421371. Sente-se em uma postura ereta, com as pernas cruzadas e olhar abaixado.
2. Comece a distinguir entre os pensamentos que surgem naturalmente e o pensar elaborado.
3. Minimize a distração com preocupações passadas e futuras reformulando-as como projeções mentais que ocorrem no presente.
4. Use a respiração como uma âncora para a atenção durante a meditação.
5. Conte repetidamente até 21 expirações consecutivas.
6. Permita que a mente descanse naturalmente ao invés de tentar suprimir a ocorrência de pensamentos.

É claro que o momento de divagar e deixar o cérebro voar é importante, mas prestar atenção ao que está fazendo é um passo fundamental para aprender a lidar com a quantidade de estímulos e estresses do nosso dia a dia. Experimente!

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