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Autoestima

Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo

Cuidar da casa, do trabalho e de você e ser eficiente nessas três coisas pode parecer uma verdadeira missão impossível. Mas, se você estiver munida de muita força de vontade, uma agenda e boa lista de tarefas, é perfeitamente possível.

Para melhorar a organização, a frequência de uso destas ferramentas e a disciplina é que fazem a diferença. É importante contar com um sistema de organização de tarefas que possa ser confiável, acessado e atualizado constantemente. O que significa que não adianta criar uma lista se não for revisá-la periodicamente.

– Tenha foco: para tornar o dia mais produtivo, é preciso focar nas tarefas que precisam ser cumpridas naquele dia, evitando ao máximo interrupções. Resista à tentação de ficar checando e-mails e redes sociais a todo instante – reserve momentos específicos para isso. Silencie temporariamente os grupos de WhatsApp que geralmente trocam mensagens não relacionadas à atividade que você tem que cumprir no dia.

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– Seja objetiva: quando houver interrupções que fogem do seu controle, como uma pessoa que vai até sua estação de trabalho solicitar informações – ou o filho que pede ajuda com algo – é importante ser direta e objetiva. E, principalmente, não ter medo de dizer não quando esta for sua resposta. Muitas vezes nos dispersamos ao dizer sim quando, na verdade, queremos dizer não.

– Respeite seu ritmo: é importante perceber e se orientar pelo seu próprio ritmo. Se você geralmente é mais ativa à tarde, se possível, deixe para resolver tarefas mais difíceis neste período. Afinal, tentar executar tarefas complexas quando seu nível de energia é menor só vai torná-la mais difícil do que realmente é, e você tenderá a deixá-las para depois.

– Crie uma lista que funcione para você: organize as suas tarefas da maneira que melhor funcione para o seu caso. Você pode usar papel e caneta, sua caixa de e-mails, seu celular ou mesmo programas e aplicativos específicos de organização. Identifique como você funciona melhor e se organize em torno disso. Além disso, é bom evitar listas muito longas: defina as prioridades e seja objetiva!

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