TIM espaço mulher

Menu
canada goose sale canada goose outlet http://www.skjer.nl http://www.anneshealinghands.nl http://www.canadagoosestore.be/

Dica da Nutri

Aposte nas frutas para fortalecer seu sistema imunológico (e ainda perder peso!)

frutas
(Foto: Shutterstock)

As frutas são fundamentais numa alimentação saudável e devem ser consumida diariamente. Ricas em vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, etc.), diferentes fibras alimentares, compostos protectores (flavenóides) que ajudam a regular o organismo, elas são uma super aliada para manter o organismo forte e mais resistente a doenças.

Consumir frutas todos os dias é o que deixa o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses. A ingestão de vitaminas e de outros nutrientes faz com que o organismo esteja protegido por uma espécie de escudo protetor. Assim, o melhor caminho é ter em atenção que a sua saúde começa pela boca, ou seja, a alimentação é a melhor forma de prevenir preocupações futuras.

Os frutos possuem um alto valor nutricional e possuem geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas. A fruta contém também diversos fotoquímicos, que são fundamentais para a saúde e preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição. O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de cancro, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas e de alguns dos declínios associados com o envelhecimento.

A vitamina C é rainha das vitaminas, capaz de fortalecer o sistema imunológico. Por isso mesmo é sempre aconselhável incluí-la na alimentação. Pode ser encontrada na laranja, morango, kiwi, limão e outros. A vitamina E também tem um papel relacionado com a defesa do organismo e pode ser encontrada no abacate.

A vitamina A é responsável por proteger o organismo das infeções, ao formar uma espécie de barreira contra os vírus. A vitamina A é de grande importância para a pele e olhos e ajuda a manter a saúde dos cabelos. Encontra-se nas frutas amareladas e vegetais verde-escuros: laranja, manga, abacaxi e outras. O complexo B é considerado o grande amigo dos anticorpos que protegem o corpo da invasão de agressores. Encontra-se na laranja e no morango.

Quando se trata da perda de peso, nenhuma fruta é excluída, embora haja moderação com as mais calóricas ou com alto teor de frutose (açúcar natural da fruta). As mais recomendadas são melão, morango, coco, kiwi, ameixa e abacate – essas frutas possuem menores taxas de frutose, o que diminui a absorção do açúcar no sangue.

As frutas podem ser incluídas nos lanches intermediários, ou seja, entre as refeições principais, alternando com castanhas ou fibras para que sua absorção seja mais devagar. Se a intenção for para suprir a necessidade de um “docinho” pós refeições grandes, as frutas podem ser utilizadas também como sobremesa, evitando a escapada da dieta.

Nutricionista da Estima Nutrição. Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gastróloga pelo Centro Universitário SENAC

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!