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Autoestima

Ansiedade de final de ano: evite-a e relaxe!

Vai chegando o final do ano e a ansiedade para que tudo acabe logo parece crescer a cada dia que passa. Para muitas, depois das festas ainda tem as férias e o cansaço acumulado já é bem grande. Precisamos adiantar trabalho, organizar as festas, fazer as compras de fim de ano, encarar lugares lotados… prato cheio para muito estresse. Para evitar tanto nervosismo, listamos as melhores maneiras de mandar a ansiedade para longe em poucos e preciosos minutinhos. Confira!

Tome um chá
As ervas tem um poder calmante poderoso. Camomila, erva-doce e cidreira têm ação relaxante comprovada. Uma boa xícara de chá é um remédio natural e tanto para esse momento de tensão de final de ano.

Respire profundamente
Você provavelmente negligencia a maneira como respira e não percebe que uma boa respiração é fundamental para manter a tranquilidade e o equilíbrio. Respirar corretamente faz sangue e oxigênio fluírem pelo corpo, promovendo bem-estar. Aprenda aqui como respirar no seu dia a dia.

shutterstock_112180358Alongue-se
Passar o dia tensa e ainda por cima sentada por horas na mesma posição vai te fazer ficar ainda mais nervosa e ansiosa – além de dolorida. O ideal é parar a cada hora ou hora e meia e alongar o corpo, ajudando a manter o sangue fluido e as articulações saudáveis, além de fazer um bem enorme para a musculatura.

Mantenha a organização
Parece simples, mas uma mesa limpa e ordenada é o primeiro passo para o bem-estar nessa época do ano – e na vida em geral. Aproveite e organize também a sua agenda, coordene os seus compromissos e não se esqueça de reservar um tempinho para relaxar, para fazer algo só seu. Acredite, as coisas funcionam melhor quando estão em seus devidos lugares e mais organizadas – e você economiza tempo e nervos.

Invista em uma alimentação “anti-ansiedade”
O que você come tem um efeito enorme sobre como você se sente durante o dia e tem mais importância ainda em dias conturbados. É claro que se encher de carboidratos e gorduras vai te dar uma sensação de alegria momentânea, mas saiba que esse efeito dura muito pouco. Uma dieta rica em gorduras boas – como as do atum e do abacate – mantém os níveis de adrenalina e de cortisol (o conhecido “hormônio do estresse”) sob controle.

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