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Medicina Natural

Prepare-se para o horário de verão

Na semana que vem, começa o horário de verão em quase todo o território brasileiro e, mesmo que esse ajuste ocorra todo ano, não é raro ver quem sofra com ele. E não é para menos, afinal o impacto de adiantar ou atrasar o relógio em uma hora é sentido imediatamente pelo seu corpo, que não sente fome ou sono nos horários que deveria.

As mudanças no ciclo do sono podem atrapalhar o equilíbrio hormonal do organismo, causando vários problemas, como despertar cansada, ter dificuldade de raciocínio e um grau incomum de ansiedade, interferindo na realização de tarefas do cotidiano, levando a problemas como déficit de atenção, acidentes de trânsito, discussões no trabalho, indisposição física, irritabilidade e sonolência. Em geral, o corpo consegue se adaptar ao novo horário entre três e sete dias após a troca. Entretanto, algumas pessoas sofrem com muita intensidade, precisando adotar algumas mudanças na rotina. Você sabe como ajudar o seu corpo a se adaptar ao horário de verão? Veja:

shutterstock_43207159Siga os novos horários desde o começo
A melhor forma de organizar o sono é seguir o novo horário e obrigar o organismo a se adaptar a essa mudança. É importante se forçar a dormir mais tarde, para que a hora a mais de sono ao acordar não se torne crônica.

Para quem pratica exercícios
O ideal é reduzir o ritmo da atividade física nos primeiros dias para que o organismo se adapte às mudanças mais básicas inicialmente, como controle de temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e regulação do sono.

Foco na alimentação
Com a troca de horários, seu corpo ainda está se adaptando e precisa gastar mais energia para completar as atividades do dia. O ideal é que a alimentação seja leve, rica em legumes e frutas, para que o sistema digestivo não precise trabalhar intensamente e absorva melhor os nutrientes.

Janelas abertas para o sol entrar
A luz do sol ajuda o corpo a reconhecer que o dia amanheceu, fazendo com que o despertar seja mais tranquilo. Nos primeiros dias, prefira não fechar as cortinas. Além disso, evite os cochilos durante a tarde, já que mesmo que seu corpo esteja cansado, o ideal é reservar o sono e dormir apenas no horário habitual, ajudando o organismo a se acostumar à nova rotina.

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