TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Adoção: crie vínculos com o seu filho

O processo de adoção pode durar anos e ser bem difícil. Depois de toda a espera e expectativa, finalmente o momento tão esperado chega: seu filho está em casa! É possível que toda alegria do momento dê lugar à insegurança, afinal não dá para saber como será a convivência a partir de agora? As dúvidas a respeito dessa nova relação são muitas e a preocupação com esse assunto não só é normal como esperada. Veja algumas maneiras de criar vínculos com o seu filho que acabou de chegar:

Baixe as expectativas
Não espere sentir aquele amor profundo logo de cara, nem se sentir mãe de uma hora para outra. Da mesma maneira, quando nasce um filho biológico é comum isso não acontecer. É claro que você ama o fato de ser mãe e da espera finalmente ter chegado ao fim, mas amar o filho, a pessoa que ele é, é um processo que leva tempo – e cada um tem o seu. Amar requer convivência, pressupõe conhecer o outro, entender a personalidade do recém-chegado. Tenha paciência e confiança.

shutterstock_156062081Dedique tempo à criança
Aproveite o tempo que a lei te dá (depende da idade da criança, mas funciona como uma licença-maternidade) e foque nos primeiros momentos em família. Todos os cuidados devem ser feitos pelos pais e todo carinho e atenção são muito importantes para a adaptação familiar. Mantenha uma rotina clara e previsível – isso traz muito conforto para as crianças –, fale bastante com o seu filho e dê muito colo!

Confie no seu taco
Tenham em mente que vocês são uma família agora. Confie nisso e tente não deixar a insegurança tomar conta. Crianças são muito sensíveis ao que seus pais estão passando, é importante vocês se manterem firmes e sem medos desnecessários.

Dividam os cuidados
Divida as tarefas com seu companheiro. As mudanças práticas no dia-a-dia podem causar estresse e conflitos. Fale abertamente sobre como organizar as atividades para que ninguém se sinta excluído ou explorado. Cuidado para não “assumir demais”, sem deixar espaço para a outra pessoa participar.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!