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Autoestima

Acerte na entrevista de emprego

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente que o número de desempregados no país já chega a 11,4 milhões de brasileiros. Neste cenário, as entrevistas de emprego tornam-se mais escassas e quando finalmente surgem, o candidato fica aflito e em dúvida do que deve ser feito ou não para conquistar o cargo. “Se engana quem pensa que a oportunidade começa na data e no horário marcado para a entrevista. As impressões que o empregador considera surgem na seleção do currículo, no contato para agendamento e se concluem pessoalmente”, alerta a coach e consultora em comunicação Fernanda Lobo.

Segundo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o brasileiro demora cerca de oito meses para conseguir se recolocar no mercado de trabalho. “Em períodos de crise é importante estar aberto a novos desafios na carreira, ou pensar em trabalhos temporários ou freelance. Ser flexível não significa ‘estou aceitando qualquer coisa’, isso dá a impressão de que você está concorrendo a uma vaga qualquer, e não demonstra comprometimento e desejo pelo cargo oferecido”, aconselha.

Ao se deparar com a situação de desemprego, a primeira dica é recorrer ao networking e avisar aos contatos sobre a necessidade de recolocação. “É importante também definir a estratégia na busca da nova posição e determinar se a área deve permanecer a mesma, quais empresas pretende alcançar e se há disposição para uma queda de rendimentos ou de cargo para se recolocar”, apresenta.

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Antes da entrevista, saia do óbvio de ler o ‘quem somos’ no site da empresa, busque por notícias que saíram na mídia, com o objetivo de encontrar entrevistas dos gestores. “As mídias sociais também podem ajudar a descobrir alguém do convívio atuando na companhia pretendida. Vale pedir mais detalhes sobre a vocação da instituição, claro, sem ser inconveniente”, explica Fernanda.

A coach reforça a importância da análise dos requisitos da vaga de forma a comparar com as próprias competências. “Frases como ‘quando começo uma coisa, vou até o fim’ ou ‘adoro trabalhar em equipe’ são facilmente detectadas pelos recrutadores como vícios, daí a importância de ser sincero” orienta.

Para manter a vaga

Funcionários com capacidade de ver a empresa como algo além de um simples emprego são preferidos pelos gestores. “Existem três tipos de colaboradores: aqueles que não fazem nem o que lhes é solicitado, aqueles que fazem exatamente o que lhes é pedido e aqueles que fazem mais, buscando melhorias e soluções continuamente. Esses são os empregados empreendedores”, define Fernanda.

Outra característica do funcionário que é o desejo de qualquer gestor é o engajamento. “Comprometimento é quando o colaborador veste a camisa. Esse conceito precisa ser superado na conjuntura atual. Ser engajado exige suar a camisa”, finaliza a consultora.

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