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Musculação

A importância do descanso

Muito se fala que descansar a musculatura após a malhação é quase tão importante quanto o exercício em si. E é verdade: repousar pelo tempo correto após o desgaste do treino garante uma boa recuperação e resultados mais rápidos. Entenda os motivos.

Estímulo através de micro lesões
Quando praticamos uma atividade física, os estímulos provocados pela intensidade do exercício levam à melhora do condicionamento físico, hipertrofia muscular e resistência da musculatura. Esses estímulos são, na verdade uma forma de stress, causado durante o treinamento pelas sobrecargas metabólicas e tensionais, provocando micro lesões nos músculos envolvidos que caracterizam a estimulação.

shutterstock_114189721A importante recuperação
Na recuperação – ou enquanto estamos descansado – ocorre a reparação dessas micro lesões como também o restabelecimento energético em um patamar superior ao anterior. Esta fase de recuperação é fundamental para o desenvolvimento muscular, assim ele pode se preparar para estímulos posteriores mais intensos. Se o praticante do exercício não estiver completamente recuperado e forçar uma nova sobrecarga, a musculatura responderá de maneira negativa, desfavorecendo o desenvolvimento muscular. Uma boa recuperação muscular levará a um processo de fortalecimento, crescimento e adaptação muscular, portanto, ocorre em sua maior parte não durante o treinamento, mas sim no período de descanso.

Duração do descanso
Se o seu objetivo for ter um corpo bombado, ou seja, a hipertrofia muscular, a recuperação pode ocorrer entre 48 e 72 horas, considerando uma alimentação adequada. Em modalidades aeróbicas, a recuperação ocorre em 24 a 48 horas, o que dependerá do tipo de treinamento, objetivos e planejamento de treinos. Os dias e horas ideais para uma boa recuperação muscular dependerá do que você pretende com os exercícios e do tipo de treinamento que estiver praticando. Por isso, é fundamental ter a orientação de um profissional na programação de seus treinos. Esse planejamento deverá conter os exercícios apropriados e o descanso necessário para um bom resultado.

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