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Fitness

8 posturas de yoga para começar bem o dia

Que tal investir 15 minutinhos toda manhã em posturas de yoga que prometem acordar o organismo e distribuir as energias pelo corpo para garantir disposição o dia todo? Parece bacana, não? E o melhor: as posições são bem fáceis e podem ser feitas inclusive por quem nunca praticou a atividade. Quem garante é a professora americana Jennifer Jarrett, que montou a sequencia. Olhando as fotos, fica mais fácil ainda seguir!
posições ioga 1

  1. 1. Peito nas coxas e mãos entrelaçadas

Junte os pés e curve-se para a frente, articulando o quadril. Coloque as mãos atrás das costas e entrelace os dedos, pressionando as palmas das mãos. Dobre os joelhos e pressione o peito para dentro e para baixo das coxas, mantendo o pescoço esticado. Mantenha a posição por cinco respirações.

2. Saudação Matinal

Abra as pernas na distância dos quadris e deixe os joelhos levemente flexionados. Coloque as mãos sobre os cotovelos e incline-se para a direita, abrindo o peito e deixando o cotovelo esquerdo apontado para o céu. Repita o movimento com a inclinação para a esquerda, mantendo o peito aberto e os ombros para baixo. Faça três vezes para cada lado.

posições de ioga 2

    1. 3. Abertura dos quadris

    Com as mãos posicionadas para frente, na posição de cachorro, levante a perna direita cruzando por trás de você. Mantenha os braços firmes, dobre o joelho direito e alinhe os ossinhos direito e esquerdo do quadril, abrindo virilha e coxa. Pressione suavemente o calcanhar esquerdo para baixo. Essa posição precisa de um pouco mais de concentração. Faça uma vez de cada lado.

4. Torção simples de pulmões

Posicione o pé direito na frente, ao lado da mão esquerda. Vire os dedos dos pés para cima, a um ângulo de 45 graus. Mantenha a perna esquerda esticada e abra o braço direito para cima em direção ao céu. Fique na posição por pelo menos cinco respirações.

posições de ioga 3

  1. 5. Variação baixo pulmões

Fique de joelhos e leve uma das pernas para frente. Os dedos do pé que está atrás devem encostar no chão, com o dorso. Coloque as mãos sobre a coxa e suavize o cóccix para baixo. Fique na postura por cinco respirações.

6. Pose do triângulo

Deixe as pernas numa posição mais aberta que a largura dos quadris, depois gire o calcanhar esquerdo para dentro, fazendo com que ele fique o máximo possível alinhado com o direito. Alinhe o quadril esquerdo sobre o direito e deslize a mão direita pela perna direita, descendo devagar até encostá-la no chão, por trás. Abra o braço esquerdo apontando para o céu, mantendo as mãos abertas e os dedos estendidos.

posições de ioga 3

  1. 7. Prancha sobre os cotovelos

Comece se posicionado sobre as mãos e os joelhos. Coloque os pés para trás, mantenha a ponta dos pés firmes, de modo que seus ombros fiquem alinhados com os cotovelos. Abra bem os dedos das mãos. Os pés devem estar na mesma largura dos quadris. Desça o queixo, mantendo a coluna cervical alinhada com o corpo. Puxe o umbigo para dentro e leve para trás os calcanhares vigorosamente enquanto faz força para a frente com o topo da cabeça. Respire profundamente e mantenha a posição por pelo menos 30 segundos.

8. Malasana

Separe seus pés deixando-os mais abertos que a largura dos quadris e vire as pontas ligeiramente para fora. Dobre os joelhos e abaixe os quadris. Traga as mãos para a posição de oração na frente do seu coração e permita que os cotovelos toquem suavemente os joelhos e as coxas abertas, mantendo o comprimento na coluna vertebral. Faça cinco respirações completas.

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