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Autoestima

6 métodos para reduzir o estresse

Poucas coisas são tão democráticas e igualitárias como o estresse. Todos nós sofremos disso. Desde o bebê está com fome até que a idosa que tem de lidar com problemas de saúde. O estresse é para todos. E sabe-se que o excesso de estresse traz problemas de saúde, de concentração, de sono, de autoestima e muitos outros.

Para evitar tanta neurose e pausar um pouco esse turbilhão de emoções tão comum atualmente, veja 6 métodos simples para reduzir o estresse:

1. Caminhar: uma caminhada de dez minutos libera endorfinas, hormônios que compensam o excesso de adrenalina e cortisol em um momento estressante. Passear por poucos quarteirões é mais do que suficiente para se acalmar.

shutterstock_2900857042. Respirar: respirar profundamente – técnicas de meditação são excelentes para isso – simula a situação de relaxamento posterior à crise. Você engana o corpo e faz com que ele acredite que o pico da situação complicada já passou.

3. Comer: poucas coisas causam aumentam tanto a tensão do nosso organismo quanto esse alarme disparado do cérebro que indica a falta de nutrientes. Comer alguma coisa pode simplesmente apagar incêndios nos padrões neurológicos. Claro que não vale abusar e usar a comida como uma compulsão para resolver todos os problemas. Prefira se dar pequenos presentinhos: um doce ou um chocolate, algo que tenha glicose e que, além do prazer, renove a sua energia.

4. Ouvir música: a música acalma tanto que existe até respaldo científico para esse fenômeno. Ela faz com que o cérebro libere dopamina, um hormônio relacionado com o prazer. Além disso, a música também ajuda com a difícil tarefa de diminuir o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea. Alguns especialistas recomendam, inclusive, escutar música em momentos especialmente tensos, como médicos em uma cirurgia, por exemplo.

5. Sair de perto de todas as telas: seja do computador ou do celular, trabalhar muitas horas olhando para uma tela pode ser uma fonte enorme de estresse. Faça intervalos frequentes e aproveite para caminhar e liberar o cérebro desse estado alerta e desgastante. O mesmo vale para o celular: desligue-o de vez em quando e esqueça um pouco as notificações.

6. Trabalhos manuais: fazer trabalhos manuais repetitivos, como bordar ou tocar piano, ajuda no relaxamento. Isso acontece porque as mãos são o conjunto de músculos e articulações mais complexos do corpo e qualquer coisa que envolva coordenação motora fina obriga o cérebro a se concentrar somente naquilo. Situação perfeita para esquecer tudo que estiver te estressando.

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