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6 dicas para combater a gula

Você almoçou super bem, não se passaram nem duas horas e o cérebro já tá atormentando com aquela vontade louca de comer alguma coisinha. Ou, pior, já está deitada e não consegue dormir porque não tira da cabeça a imagem daquela sobremesa que sobrou do almoço de domingo e está na geladeira dando sopa. É o terror de quase todas as mulheres e certamente de todas as dietas.
Tem gente que chama isso de compulsão alimentar, um nome feio, que lembra doença – e em alguns casos pode até ser. Mas na enorme maioria das vezes não é grave a ponto de precisar de ajuda médica. É só a bendita gula, uma vontade incontrolável de comer, mesmo sem estar de verdade com fome.
Tá querendo se livrar disso? Veja essas seis dicas que prometem fazer você retomar o autocontrole.

1. PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA
Fazer cerca de 40 minutos diários de uma atividade física é o suficiente para liberar serotonina, neurotransmissor que regula o sono, o humor e o apetite. Ele garante disposição e a sensação de satisfação.

2. ORGANIZE A GELADEIRA E A DISPENSA
Ter em casa apenas alimentos saudáveis evita escorregões na hora da gula. Vale também deixar lanchinhos saudáveis sempre à mão, como barrinhas de cereais, frutas e pães e biscoitos integrais.
geladeira light
3. BEBA ÁGUA
Deu vontade de comer alguma coisa fora do horário ou do cardápio diário? Aposte na água. Tenha uma garrafinha por perto. Também valem as águas aromatizadas ou chás, como o de hibisco.

4. COMA DEVAGAR
Mastigar com calma, aproveitando ao máximo a porção do prato, traz a sensação de saciedade. Quando a gente come muito rápido, o organismo demora para avisar que o cérebro que está satisfeito, fazendo você comer mais e deixando aquele desconforto por ter comido em excesso.

meditação em casa

5. TENTE A MEDITAÇÃO
Compulsão alimentar – ou gula, mesmo – é resultado da ansiedade, por isso a meditação é uma saída bem eficaz. Experimente colocar uma música suave, fique sozinha e pense só em coisas boas.

6. APOSTE NAS FRUTAS
Querendo comer alguma coisa, vá de fruta! Saudáveis, hidratantes e ricas em fibras, são perfeitas para saciar de forma saudável e magrinha.

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