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Meditação

5 técnicas para meditar e evitar o estresse

Para evitar o estresse e acalmar a mente, a técnica básica de meditação pode ajudar. Mas nem todo mundo se adapta a essa prática e acaba desistindo sem antes tentar outras maneiras. Se esse é o seu caso, saiba que dá para meditar de olho aberto, vendo uma imagem bonita, entoando mantras ou simplesmente em silêncio, num lugar calmo.

Existem muitas técnicas que conduzem a mente à tranquilidade, conheça as 5 mais famosas (e fáceis!):

1. Corpo são: é uma das mais comuns e simples de fazer. Concentre-se na respiração, nas batidas do coração ou na pulsação do corpo e afaste os pensamentos, focando sempre no agora. Sente na chamada pose de índio (ou posição de lótus), com a coluna reta e as pernas cruzadas. Feche os olhos e focalize o fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões.

shutterstock_2036950242. Técnica cristã: sente-se com as costas retas em um lugar tranquilo, duas vezes ao dia, no período da manhã e à noite. Feche os olhos e repita o mantra Maranatha, que em aramaico significa “Venha, Senhor. Venha, Senhor Jesus”. Se preferir, troque o mantra por alguma oração que tenha força e sentido para você.

3. Transcendental: Não requer concentração ou contemplação. É baseada na repetição de um som particular que cada um deve escolher como aquele que acalma. Repita quantas vezes forem necessárias.

4. Zen-budista: técnica super simples, que ajuda a manter o foco e a concentração. Ao caminhar, conte os passos e sincronize-os com a respiração.

5. Raja Yoga: o foco é a reflexão. Sentados numa posição confortável e de olhos abertos, os praticantes mentalizam pontos positivos da natureza humana, como perdão, bondade, generosidade, compaixão e amor incondicional.

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