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Autoestima

5 passos simples para ter uma vida mais feliz

Para a maioria das pessoas, iniciar e manter um estilo de vida saudável, alcançando boa aptidão física e esbanjando saúde requer muito esforço individual e enormes concessões. E isso só se consegue com uma motivação contínua, que ironicamente só se estabelece quando percebemos os benefícios desse comportamento na prática, no dia a dia, quando as nossas rotinas se adaptam e conseguimos enxergar mais facilidades do que dificuldades.

Só que nem sempre é possível ter uma rotina facilitadora e acabamos ficando tensos, sem fazer absolutamente nada em prol de um estilo de vida mais saudável, pensando que tudo é muito difícil e que jamais conseguiremos alcançar uma vida mais equilibrada.

Para viver melhor – com muita saúde, bem estar e felicidade – basta tomar algumas atitudes simples, que não precisam de grandes investimentos ou alterações de rotina. Permita-se e viva melhor! Confira os passos:

1. Durma bem: dormir é algo que a maioria das pessoas gosta de fazer, então por que se faz tão mal e tão pouco? É impossível ter energia e bom humor sem ter descansado um mínimo durante a noite. Vá para a cama mais cedo, não coma muito antes de deitar e evite ligar telas – televisão, tablete, celular – antes de fechar os olhos. Quando dormirmos bem, em quantidade e qualidade, nossa manhã rende mais, estamos mais dispostos, nossas funções fisiológicas ficam mais equilibradas e inclusive fazemos melhores escolhas alimentares ao longo do dia.

2. Faça uma refeição completa: isso não significa que você irá parar de comer o que gosta. A ideia aqui é acrescentar coisas ao prato, para torna-lo equilibrado e mais saudável. Quer comer bife com fritas? Ok, vá em frente, mas acrescente uma saladinha e acompanhe com um belo suco de frutas – sem açúcar! – ou mesmo um copo d’água geladinha. Com o tempo, você irá ampliando o potencial do seu paladar e terá o hábito de montar refeições equilibradas.

shutterstock_1102358183. Hidrate-se: essa dica parece batida, está em todos os lugares, mas é muito difícil segui-la. Abuse dos chás, sucos e, principalmente, água. Ao regularizar a hidratação do nosso corpo, retemos menos líquido, nos sentimos menos inchados, o que dá a sensação de emagrecimento, e cumprimos com a necessária função de eliminar naturalmente as toxinas corporais.

4. Pratique um pouco de exercício: só um pouco já é suficiente. E não é necessário ir para uma academia caríssima para isso. Passeie com o cachorro, prefira ir a pé do que usar o carro, use as escadas no lugar do elevador. Se possível, faça uma caminhada ou uma pedalada 3 vezes por semana, durante 30 minutos. Dar o primeiro passo para sair do sedentarismo é o que realmente importa.

5. Permita-se ter mimos: não precisam dar trabalho ou custar caro. Apenas permita-se coisas pequenas no dia a dia, como se você fosse receber alguém especial em casa – que, no caso, é você mesma. Perfume-se, estique a cama, use a louça bonita e tente ter momentos especiais com você mesma, todos os dias pelo menos por alguns minutos. Faz toda a diferença!

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