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Treinos

5 maneiras de melhorar na natação

Se você já está praticando a natação há algum tempo e gostaria de melhorar a sua performance, talvez tenha chegado a hora de turbinar o treino. Para superar as expectativas iniciais, a chave é não deixar que o corpo se habitue à mesma carga de exercícios. E para que isso não aconteça, é necessário realizar mudanças na maneira de treinar, mas sempre consultando um profissional primeiro, pois só assim o exercício poderá ser realizado de maneira personalizada e segura.

Reunimos algumas dicas simples que podem te ajudar:

1. Tenha uma rotina fixa: é importante seguir a rotina, mesmo nos finais de semana e feriados. Sendo assim, defina os dias da semana que você irá treinar e não falte, pois só dessa forma você conseguirá avançar nos treinos. Seja rígida e tenha foco.

2. Concentração: preste atenção aos movimentos que estiver fazendo. Realize o exercício usando a técnica correta, sem distrações e sem correr para chegar mais rápido. Ao se concentrar no que está fazendo, conseguir melhores tempos será uma consequência natural, alcançada inclusive com menos esforço.

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3. Pratique outros exercícios: uma das grandes dificuldades que os praticantes de natação enfrentam é a resistência cardiorrespiratória. Então, se você começar a se exercitar com atividades que treinem essa resistência, o seu desempenho irá melhorar bastante. Atividades como hidroginástica, corrida, treinamento funcional, musculação e outros, podem te dar resistência muscular e respiratória.

4. Intercale a intensidade do treino: ser mais veloz e aumentar a intensidade dos treinos é importante, mas não vá com muita sede ao pote. Se você fizer o treino de natação de forma muito intensa, poderá causar fadiga muscular e por fim, alguma lesão. Os músculos precisam de um tempo para se recuperar do treino do dia anterior, portanto, o ideal é treinar de maneira diferente ao longo da semana, intercalando um treino leve com um intenso.

5. Mude o estilo de nado: com certeza você deve ter a sua modalidade de nado preferida, mas é importante que haja mudanças no treino para que você possa trabalhar outras funcionalidades dos músculos, como equilíbrio e coordenação. É importante destacar que musculatura funciona como uma cadeia, por isso o trabalho de um músculo interfere no outro. Sendo assim, fazer essas mudanças pode ser necessário para melhorar o desempenho e deixar o treino menos monótono.

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