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Treinos

5 exercícios físicos para evitar dores crônicas

Você sabia que reclamações sobre dores crônicas são as queixas número um em consultórios médicos no mundo todo? Dores sem causa definida, desconforto para dormir e falta de capacidade para relaxar completamente podem ser angustiantes para quem sofre desse mal. Como, na maioria das vezes, não se sabe exatamente a causa, o ideal é prevenir. Sessões regulares de exercício físico, de 30 minutos diários pelo menos, podem prevenir e reduzir as dores e a fadiga, pois aumentam a força, a resistência e o equilíbrio.

Confira os 5 melhores exercícios para evitar as dores crônicas:

1. Alongamento: faça cerca de 10 minutos, duas vezes ao dia. Podem ser feitos no quarto, na sala, no escritório, onde for melhor para você. Aos poucos, você conseguirá atingir a amplitude máxima de movimento nas articulações, especialmente aquelas que sofrem com dor.

2. Condicionamento aeróbico: esse exercício deve ser diário e pode ser uma caminhada, corrida, natação ou ciclismo. Comece devagar, respeitando seu corpo e evitando altos impactos, para evitar lesões.

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3. Fortalecimento muscular: exercícios sem carga ou com cargas leves aumentadas de modo lento e progressivo com muito cuidado são muito úteis, especialmente para quem sofre com dores musculares e articulares. A frequência também deve ser diária.

4. Exercícios posturais: esses são fundamentais para a redução de lesões e para evitar dores crônicas. Esses exercícios precisam ser personalizados de acordo com suas necessidades e dores sofridas.shutterstock_205439872

5. Relaxamento: meditar por 5 minutos diários é um excelente começo e pode ajudar muito mais nas
dores crônicas do que você imagina. Além da liberação de tensões musculares, você ainda ganha mais consciência corporal.

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