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Dicas Esportivas

5 erros de saúde que você comete

Tem quem pense que uma dieta de baixas calorias e prática regular de exercícios são suficientes para conseguir uma vida saudável. Mas para ter uma saúde impecável e um corpo de dar inveja, existem outras coisas com as quais você deve se preocupar. É normal dar algumas escapadinhas ao longo do processo, mas o ideal é manter alguns hábitos além da dieta e da atividade física. Confira os 5 erros mais comuns.

1. Não dormir bem: descansar é quase tão fundamental quanto o próprio exercício. Dormir pouco pode desencadear uma série de problemas de saúde, como pressão alta, depressão, diabetes e diminuição da resposta do sistema imunológico a vacinas, além de afetar a memória, desacelerar o metabolismo, diminuir a criatividade e prejudicar o aprendizado. Ufa! Tantos problemas não podem ser ignorados. Um bom descanso é fundamental.

2. Exagerar nos exercícios: sabemos que a prática de atividades físicas é um pilar para a vida saudável, mas o exagero não leva a lugar nenhum. Pegar pesado demais na malhação pode provocar fadiga, dificuldades para dormir, dores musculares e diminuição da imunidade. O ideal é procurar um profissional que ajude a avaliar o melhor programa de exercícios e de alimentação, mantendo um equilíbrio entre o que é consumido e o que é gasto nas atividades diárias.

shutterstock_3001260143. Adiar os exames de rotina: deixar para ir ao médico somente quando se está doente ou sentindo dores é uma péssima decisão, mesmo para quem mantém hábitos saudáveis. Fazer revisões anuais e buscar conselhos médicos para manter a saúde do corpo é a melhor opção, além de ajudar a prevenir e diagnosticar o desenvolvimento de doenças em fase inicial.

 

4. Consumir muitas vitaminas e suplementos: mesmo se tratando de substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo, o consumo de vitaminas e suplementos alimentares sem orientação médica adequada está longe de ser a melhor opção. Na verdade, é uma escolha desnecessária shutterstock_300000929na maioria dos casos. Você deve optar por uma alimentação balanceada e, de preferência, orientada por um bom nutricionista que levará o seu perfil pessoal em consideração.

5. Ter saúde e perder peso são coisas diferentes: a saúde não pode ser medida pelos ponteiros da balança. Hábitos saudáveis remetem a um estilo de vida e não a uma fórmula para emagrecimento. Emagrecer será a consequência natural para essa mudança de hábito, que não se baseia em receitas milagrosas. Tenha paciência que você chegará no seu objetivo – e o percurso até lá terá sido muito proveitoso.

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