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5 dicas simples para não engordar

O inverno chegou com tudo e, junto com ele, a vontade de ficar bem quietinha, debaixo das cobertas, comendo um chocolate para espantar o frio. Esse hábito é uma delícia, mas o ideal é reservá-lo para os finais de semana ou momentos mais especiais. No dia a dia, mesmo no frio, é bom seguir com os cuidados de sempre: exercício físico e boa alimentação. Mas será que só isso basta? Nem sempre. Alguns hábitos simples podem ser muito úteis para manter o corpo em dia no inverno (ou mesmo no verão).

Confira 5 dicas simples para não engordar:

1. Evite pular refeições: quando o corpo fica sem receber comida, ele entende que precisa armazenar energia. Se você acha que pular uma refeição pode te ajudar a perder alguns quilinhos, saiba que você pode estar fazendo justamente o contrário! Por isso, o ideal é fazer refeições a cada 3 horas, no máximo, contabilizando 5 ou 6 no dia.

shutterstock_2614255522. Coma devagar: a saciedade varia de acordo com o tempo que levamos para comer, ou seja, se você comer rápido demais pode ficar com a impressão de que ainda não matou a fome e acabar comendo mais um pouco – sem necessidade. Fora que, quanto mais você mastigar os alimentos, melhor para o processo de digestão.

3. Evite situações estressantes: o estresse excessivo altera o metabolismo e pode influenciar as reações, fazendo você ganhar mais peso. Além disso, os hormônios do estresse favorecem o indesejado acúmulo de gordura na região abdominal.

4. Durma bem: dormir pouco faz com que você fique mais estressada, cansada, querendo descontar o cansaço na comida. Para que o corpo se regenere e tenha um gasto calórico suficiente, precisamos dormir uma boa noite de sono, entre seis e nove horas.

5. Não exagere no álcool: o consumo de bebida alcoólica colabora com o ganho de peso e faz o metabolismo ficar mais lento. Evite excessos!

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