TIM espaço mulher

Menu

Autoestima

5 coisas que pessoas inteligentes não fazem

A inteligência costuma ser um atributo que nasce com a pessoa. Mesmo assim, há certos tipos de inteligência que podem ser aprendidas ou treinadas, como é o caso da inteligência emocional. A inteligência emocional é provavelmente a característica menos valorizada na nossa sociedade atual, já que o senso comum acredita que o mais inteligente a se fazer é separar as emoções de todo o resto.

Esse conceito não poderia estar mais equivocado: saber usar a inteligência emocional faz uma diferença enorme em vários âmbitos da vida, como no trabalho, no relacionamento amoroso e familiar, nos estudos e até mesmo consigo mesma. Veja a seguir as 5 coisas que as pessoas emocionalmente inteligente não fazem:

1. Eles não têm medo de ter medo: pessoas emocionalmente inteligentes sabem que o medo faz parte das mais variadas situações e é, inclusive, um sentimento positivo, que nos protege de perigos. Ter medo significa apenas que você está tentando se aproximar de algo que quer muito, mas que crenças externas ou feridas não-cicatrizadas não estão deixando.shutterstock_126057653

2. Eles sabem que a felicidade é uma escolha: justamente por se tratar de uma escolha, sabem que não é obrigatório ser feliz o tempo todo. Eles não estão presos na ilusão de que a felicidade é um estado contínuo de alegria. Eles se dão tempo para processar tudo o que eles estão enfrentando e permitem que outros sentimentos também tenham sua importância.

3. Eles reconhecem que não é bom ter uma postura irredutível: aqueles que têm muita inteligência emocional sabem que, assim como ter opiniões fortes, é igualmente saudável mudar de opinião. São pessoas abertas a novas ideias e gostam de aprender. Elas refletem muito – e sempre – e constroem crenças firmes, mas totalmente aptas a serem mudadas.

4. Eles não confundem sentimentos ruins com vida ruim: pessoas emocionalmente inteligentes permitem-se ter dias em que as coisas não estão tão boas. Eles sabem que não devem projetar o negativo de agora no futuro e não reduzem toda uma vida ao que está acontecendo neste momento.

5. Eles não são grandes amigos de qualquer um: eles sabem que a amizade deve ser baseada em confiança e deve ser construída ao longo do tempo. Pessoas assim estão abertas a novos relacionamentos, mas reconhecem que a intimidade vem com o tempo e com a convivência. São pessoas amorosas, mas que só se abrem de verdade para poucos.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!